Nos próximos capítulos de No Rancho Fundo, Ariosto (Eduardo Moscovis) vai “cair do cavalo” ao perder o apoio de Primo Cícero (Haroldo Guimarães). O matuto, que acaba reconciliando com os Leonel, decide romper com o vilão e desfaz a procuração que dava a ele plenos poderes sobre a Gruta Azul.
Cícero é influenciado por Ariosto com a ajuda de Quintilha (Ju Colombo), que o convence de que ele teria direito às terras dos Leonel e que deveria lutar por isso na Justiça. Eles, junto com Deodora (Debora Bloch), manipularam o matuto, fazendo-o acreditar em falsas promessas, e assim, ele cede a procuração para que Ariosto possa explorar a Gruta Azul.
Mas o plano de Ariosto começa a ruir quando Artur (Túlio Starling) conta a Quinota (Larissa Bocchino) que o pai havia conseguido a procuração de Cícero, o que lhe permitia começar a exploração das terras. Preocupada, Quinota alerta sua família, e eles correm para fazer Cícero revogar o documento antes que o pior aconteça.
Em uma reunião crucial, os Leonel, liderados por Seu Tico (Alexandre Nero), confrontam Cícero e apelam para sua honestidade e os laços familiares. Durante a conversa, Cícero admite que havia assinado o contrato no passado, mas após a reconciliação, ele decide corrigir o erro.
Unidos novamente, os Leonel e Primo Cícero vão até a casa de Ariosto para formalizar a revogação da procuração. Cícero, firme, avisa ao vilão que está decidido a devolver as terras aos verdadeiros donos e acabar com a exploração de uma vez por todas.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de No Rancho Fundo
O matuto assina um novo documento, confirmando que os Leonel haviam comprado sua parte das terras, encerrando a disputa. Caridade (Clara Moneke) se enche de orgulho pela decisão do pai, que finalmente se afastará das más influências de Ariosto e Quintilha. Assim, a família Leonel vence essa batalha pela preservação de suas terras, pelo menos por enquanto.