Em Pantanal, Zé Leôncio (Marcos Palmeira) finalmente vai reconhecer o valor de Filó (Dira Paes) na sua vida e a pedirá em casamento. Isso, no entanto, acontecerá em uma fase da novela das nove em que o peão estiver prestes a morrer.
Na reta final da trama de Bruno Luperi, José Leôncio começará a perder as forças e sentirá que não vai demorar muito para partir dessa pra melhor. A essa altura, vale ressaltar, o peão já terá conseguido unir seus três filhos e eles estarão tocando tranquilamente os negócios do pai.
No entanto, Zé sentirá que tem uma pendência em sua vida e que precisa resolvê-la. Ele entenderá que é o momento de reconhecer a grande mulher que Filó foi e continua sendo para ele.
Durante uma conversa com a pantaneira, o peão abrirá seu coração e dirá pela primeira vez que a ama. “Ai minha Nossa Senhora… Eu num ‘tou’ acreditando!”, reagirá Filó com os olhos cheios de lágrimas.
Em outro momento, ele aproveitará uma cantoria na fazenda para fazer uma declaração de amor e fechará com chave de ouro. “Eis aqui uma grande companheira na minha vida, que sempre me acompanhou e eu sempre gostei dela. Mas só hoje que eu fui capaz de dizer para ela ‘eu te amo’. E olhe que ela esperou isso a vida inteira.”, iniciará ele. “Vai vim aqui o padre para casar o Zé Lucas e a Irma. E vai casar nós dois também!”, decretará o peão. Filó ficará surpresa com a atitude de Zé e cairá no choro de tanta emoção.
Vale destacar que Pantanal, trama adaptada por Bruno Luperi, foi escrita originalmente por Benedito Ruy Barbosa e exibida na extinta Rede Manchete em 1990.