Se engana quem pensa que Poliana Moça será uma novela inédita em terras tupiniquins. A história trata-se de uma continuação de As Aventuras de Poliana, que foi ao ar no SBT por mais de dois anos e sacramentou o histórico que o canal tem de fazer folhetins longos.
Veja também – Descubra quais são as três novelas proibidas de serem reprisadas pelo SBT
A ideia era que As Aventuras de Poliana tivesse sua continuação exibida logo após o término da temporada inicial, que conta a história de Poliana enquanto estava em seu período de descobertas do mundo, com brincadeiras e tudo aquilo que a fase da infância proporciona.
Porém, a interrupção nos trabalhos de Poliana Moça foi mais um exemplo de prejuízo ocasionado pela pandemia. Nesta última semana, este impasse nos estúdios do SBT foi encerrado e as gravações finalmente aconteceram.
A previsão é que a nova temporada de As Aventuras de Poliana seja lançada ainda em 2022, mas sem pressa: o SBT, normalmente, tem costume de lançar suas novelas apenas quando as gravações estão bem encaminhadas. Apesar de se passar na realidade atual, Poliana Moça não é uma história nova nas telinhas brasileiras.
Veja também – Quatro novelas de sucesso que o SBT (estranhamente) nunca quis reprisar
Em 1958, a TV Tupi fez uma novela da mesma história em que se inspira a Poliana Moça do SBT. Ambas as tramas se passam na obra homônima de Eleanor H. Porter, que chamou a atenção dos executivos da emissora pioneira em televisão no Brasil e fez ser criada a primeira continuação de uma novela no mundo.
Como não existia o videotape e nem as fitas, Pollyana Moça foi transmitida pela TV Tupi ao vivo e com todo o improviso que a televisão propiciava em seus primórdios. Tatiana Belinky recebeu a mesma missão que Iris Abravanel teve ao adaptar a história da literatura estadunidense.
Veja também – O SBT que se cuide: as três vezes em que a Televisa fechou acordos no Brasil com a concorrência
Na época da escolha da substituta para Poliana Moça, Iris Abravanel teria tido a opção de fazer um remake da mexicana Patinho Feio. Porém, acabou descartando e indo para a opção de adaptar novamente o livro de Eleanor H. Porter. Vale lembrar que Poliana Moça não é um remake de Pollyana Moça porque é uma adaptação própria da esposa de Silvio Santos, sem qualquer inspiração ao que a Tupi fez no passado.