Nos próximos capítulos, Samuel (Michel Gomes) acabará sendo condenado e preso injustamente pela morte do coronel Ambrósio (Roberto Bomfim) em Nos Tempos do Imperador. Após ser vítima de Tonico (Alexandre Nero), o engenheiro será levado para atrás das grades bem no dia de seu casamento e, com isso, ficará detido em regime perpétuo na trama inédita de Thereza Falcão e Alessandro Marson.
Diante disso, ele, então, abrirá o jogo com Pilar (Gabriela Medvedovski) e decidirá colocar de vez um ponto final em seu noivado com ela, já que se verá desiludido e sem grandes expectativas para dar um futuro promissor ao casal. E tudo isso acontecerá quando o ex-escravo receber uma visita da amada no xilindró dizendo que os dois irão se casar lá mesmo. “O quê? Não, Pilar, não tem cabimento”, recusará o amigo de Dom Pedro II (Selton Mello).
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Nos Tempos do Imperador
Porém, a irmã de Dolores (Daphne Bozaski) alegará que já foi atrás de tudo e que também sabe de todos os procedimentos necessários para que oficialize sua união com o mocinho do folhetim. Mesmo assim, Samuel não concordará com isso. “Não! Eu te amo demais para te querer presa a um condenado para o resto da vida!”, justificará o presidiário, deixando-a sem entender e querendo saber o que ele quer dizer com isso.
“Estou te libertando! A nossa história termina aqui. Não venha mais me visitar. Nunca mais”, disparará o personagem de Michel Gomes, convicto do que está falando. Em contrapartida, a filha de Eudoro (José Dumont) se mostrará literalmente incrédula com o que ouve. A cena vai ao ar em breve na sua novela das nove.