Afastada da televisão, Liliana Castro está no ar atualmente com a personagem Luna na reprise de Alma Gêmea, em reexibição no Vale a Pena Ver de Novo. O que quase ninguém sabe, no entanto, é que a atriz não nasceu no Brasil.
Filha de um diplomata brasileiro e de uma química argentina, Liliana nasceu em Quito, capital do Equador, no dia 29 de junho de 1979. Por conta do trabalho do pai, ela chegou a morar em oito países diferentes.
A carreira artística dela, inclusive, começou fora do país. Foi aqui no Brasil, no entanto, que ela estreou na televisão como atriz pela primeira vez com uma participação em Força de Um Desejo (1999).
Liliana de Castro nasceu fora do Brasil
O primeiro papel fixo nas novelas veio em Sabor da Paixão (2002). Em 2004, ela integrou o elenco de Da Cor do Pecado e, no ano seguinte, fez a participação em Alma Gêmea (2005), em que interpretou Luna, mulher de Rafael que é assassinada no início da história.
Dois anos depois, a atriz foi para a Record, onde participou de tramas como Caminhos do Coração (2007), Os Mutantes (2008) e Ribeirão do Tempo (2010), sua última novela. Ela está afastada da TV desde 2019, quando fez a série Psi, da HBO.
Liliana, que atualmente mora nos Estados Unidos, já passou por várias partes do mundo. “Já morei em 8 países diferentes. Sou nacional de dois países (Brasil e Argentina), nasci no Equador e passei minha infância e adolescência mudando de país e continuei a fazer isso depois de adulta, mas nunca havia morado nos Estados Unidos e foi um desafio e tanto”, contou em entrevista ao Vídeo Show, em 2016.
“Este país é extremamente diferente do resto do mundo. Demorei para me adaptar, mas agora me sinto em casa. Talvez porque conviva com gente do mundo todo (meus amigos, além de americanos, são italianos, ingleses, argentinos, alemães, nigerianos, venezuelanos, etc) e isso me faz sentir que eu pertenço”, disse.
“Nunca consegui me sentir em casa em um lugar só, então me identifico mais onde me sinta parte de um mundo de culturas e identidades. Talvez por isso me sinta tão à vontade em Londres e em Los Angeles. Ninguém acha estranho o tipo de vida que vivi, as referências que tenho do mundo e o fato de eu não me sentir de um só lugar. Eu sou do mundo, e aqui não me sinto uma estranha no ninho”, completou ela.
Atriz de Alma Gêmea sofreu com morte do irmão durante novela
O desejo pela carreira artística surgiu desde cedo na vida de Liliana Castro. Ela recordou do apoio que recebeu dos pais e do irmão, que se lembrou com carinho. “Minha mãe me levava para as aulas de dança, canto e teatro, costurava minhas fantasias e figurinos, me ajudava a ensaiar e estava sempre comigo quando ia fazer testes e comerciais (meu primeiro teste foi aos 7, na Itália, meu primeiro comercial, na Venezuela, aos 10)”, relatou.
“Meu irmão, que sempre foi meu ídolo, fazia as peças no colégio e ensaiávamos os números dos musicais juntos. Ele cantando, e eu no piano. Me fez apaixonar pelas histórias em quadrinhos e me educou em termos musicais e dançávamos que nem doidos juntos!”, afirmou ela.
A atriz, no entanto, enfrentou um momento triste quando gravava Alma Gêmea: a morte do irmão que tanto amava. “Passei por um momento muito doloroso na minha vida pessoal durante as gravações da novela. Meu irmão faleceu no final de 2005 e foi bem difícil para mim, como se pode imaginar”, revelou.