
Maior fracasso do horário das nove, Mania de Você chega ao fim nesta sexta-feira (28). A Globo já sabia antes da estreia que a trama central da novela não renderia, mas decidiu apostar na trama mesmo assim, confiando na grife de João Emanuel Carneiro — e se deu mal.
A emissora também queria agradar o autor e passar uma borracha em qualquer mal-entendimento depois de transferir Todas as Flores do horário nobre para o Globoplay em 2022. Na época, o assunto era de que o novelista havia sido “rebaixado”.
Depois do sucesso no streaming, a Globo resolveu voltar a apostar em um folhetim de Carneiro na faixa das 21h após seis anos. O site ouviu de mais de uma pessoa que nos bastidores da Globo a avaliação era de que a trama da obsessão entre protagonistas não iria render.
Mesmo assim, a emissora insistiu em Mania de Você. Também pesou o fato de não ter projetos engatilhados para entrar em produção — algo que a emissora tratou de resolver nos últimos meses.
Intervenções e cortes em Mania de Você
Depois de passar por avaliação e entrar em produção, no entanto, Mania de Você passou a sofrer intervenções. A alta cúpula da rede interviu antes mesmo da estreia e a situação piorou depois da baixa audiência logo no início.
Os capítulos da primeira fase da novela foram mutilados na edição para adiantar a trama, o que tornou a história ainda mais confusa. Logo depois, também vieram os vetos como, por exemplo, ao casal lésbico Fátima (Mariana Santos) e Diana (Vanessa Bueno).
A equipe de edição trabalhou bastante durante toda a novela reeditando capítulos. Tanto é, que a trama terminará com 173 capítulos levados ao ar, mas com 170 escritos.
Não seria nenhuma surpresa João Emanuel Carneiro não reconhecer a própria novela. Várias cenas sofreram muitas alterações em relação ao que estava escrito.
Para piorar, Mania de Você também sofreu com os cortes de gastos — assim como outras novelas. Cenas com efeitos especiais ficaram abaixo da qualidade, assim como a cena em que Mércia (Adriana Esteves) aparece no mar e que virou piada nas redes sociais.
No fim das contas, não dá para eleger um único culpado pelo fiasco de Mania de Você. A novela sofreu com uma sequência de erros que resultou no que foi ao ar.