Por essa ninguém esperava! Uma reviravolta pode mudar tudo nos próximos capítulos de Mar do Sertão: rivais, coronel Tertúlio (José de Abreu) e José Mendes/Zé Paulino (Sérgio Guizé) podem ser pai e filho após o surgimento de uma pista que vai revelar muita coisa do passado.
Tudo tem início quando Deodora (Débora Bloch) se enfurece de vez com Zé Paulino e passa a incentivar o próprio filho, Tertulinho (Sérgio Guizé), a matar o protagonista. A vilã o aconselha a contratar um jagunço para executar o serviço, e assim, o playboy procura Mirinho (Lucas Galvino), mas o rapaz se recusa a aceitar a oferta.
Sem muitas opções, Tertulinho decide contratar o misterioso Fubá Mimoso, um forasteiro que chega à cidade de Canta Pedra com a missão de matar o mocinho. O coronel Tertúlio descobre o plano do filho, e suas atitudes começarão a levantar suspeitas da verdadeira ligação que ele tem com Zé Paulino. Isso porque o coronel procura o matador e lhe oferece dinheiro para que ele desista do serviço.
O criminoso, no entanto, não quer desfazer o acordo com Tertulinho, o que deixa Tertúlio desesperado. Sem alternativa, o veterano vai até o protagonista e implora para que ele deixe a cidade, deixando transparecer que tem algo sentimental pelo rapaz, que fica surpreso com a comoção do rival.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Mar do Sertão
No passado, quando era vaqueiro na fazenda de Tertúlio, Zé Paulino sempre foi muito elogiado pelo coronel, que chegava a afirmar que sentia mais orgulho dele do que de Tertulinho, e considerava Zé o seu braço direito. Após a suposta morte do protagonista, o poderoso chegou a dar mais uma pista da sua ligação com ele, ao falar para Daomé (Wilson Rabelo), que o acordo entre eles estava acabado.
Tudo indica que Zé Paulino realmente é filho do coronel Tertúlio, fruto de alguma traição ou de um amor do passado, e que sem poder assumi-lo, o vilão entregou o bebê para Daomé criar. Porém, com a morte do meeiro, esse segredo permanece guardado, resta saber por quanto tempo.