Em A Favorita, Flora (Patrícia Pillar) será desmascarada por Gonçalo (Mauro Mendonça) e quase será presa. Contudo, a vilã dará a volta por cima nos últimos segundos e conseguirá fazer com que Pimentel (Alexandre Damascena), segurança do idoso e a ajude a mata-lo.
A princípio, para não ser presa, Flora não conseguirá ver outra saída a não ser matar Gonçalo. Silveirinha (Ary Fontoura) até tentará fazê-la desistir da ideia, aconselhando-a fugir, mas assustado com o descontrole da parceira por sentir que o cerco está se fechando, ele aceitará ajudá-la a acabar com o patrão.
Veja também: Resumo da novela A Favorita
Logo na sequência, Flora solicitará a Pimentel que ele impeça Gonçalo de ir a polícia com o DVD dizendo que Lara (Mariana Ximenes) e Irene voltaram mais cedo de viagem e que a neta está aos prantos. Imediatamente, o empresário mudará o rumo e voltará para casa.
Em A Favorita, Flora mata Gonçalo
Em cenas seguintes, Gonçalo chegará no rancho e Flora o receberá uma mancha vermelha na roupa. Isso fará com que ele acredite que a víbora feriu sua neta. Aliás, a hipótese de encontrar seus grandes amores sem vida fará o empresário sentir-se mal.
Sabendo que o empresário está com o coração frágil, já que há algum tempo vinha trocando seus remédios por pílulas de farinha, a megera se aproveitará da situação e o incentivará a acreditar no que sua imaginação criou. Além de deixar os móveis pela casa revirados para insinuar que ocorreu algum tipo de luta ali, Flora o aterrorizará insinuando que acabou com toda a sua família. Gonçalo não suporta toda a pressão, tem um ataque do coração e acabará falecendo.
Veja também: Donatela faz Flora confessar crimes em um teatro com testemunhas e plateia aplaude para a verdadeira inocente
A trama foi escrita por João Emanuel Carneiro (mesmo autor de Avenida Brasil), protagonizada por Claudia Raia e antagonizada por Patrícia Pillar em 197 capítulos. A produção da Globo contou ainda com Mariana Ximenes, Cauã Reymond, Murilo Benício, Carmo Dalla Vecchia, Ary Fontoura e Giulia Gam no elenco principal.