Em Nos Tempos do Imperador, Samuel (Michel Gomes) acabou sendo preso injustamente pela morte de Ambrósio (Roberto Bomfim). Mas, ele receberá liberdade graças a um decreto imperial. Os prisioneiros da corte serão convocados para defenderem o Brasil das tropas de Solano López (Roberto Birindelli).
Dessa forma, Dom Pedro II (Selton Mello) procurará Pilar (Gabriela Medvedovski) para contar que Samuel sairá da prisão. “Mal posso acreditar! E como vai ser isso?”, questionará a médica. Teresa Cristina (Letícia Sabatella), então, explicará a situação: “Receio que não seja como você gostaria”.
Veja também – Revelação devastadora fará Rebeca surtar e decidir viver romance às escondidas com Felipe
“Vamos libertar Samuel através de um decreto de 1837, que autoriza a ida de prisioneiros para a guerra”, contará duque de Caxias (Jackson Antunes). “Foi isso que o senhor foi falar com ele marquês? E o que ele disse?”, recordará Pilar. Dom Pedro II revelará que o engenheiro aceitou o desafio.
Pilar, por sua vez, ficará bastante insatisfeita com a novidade e se mostrará preocupada com a situação. A médica temerá que Samuel possa morrer durante o conflito. “O que estão dizendo?! Samuel ganhou a liberdade de morrer na guerra? É isso? Não! Isso não!”, dirá a mulher, em cena que vai ao ar em Nos Tempos do Imperador.