Forçar piada se tornou cada vez mais difícil em meio a uma gama de talentos revelados nas redes sociais. Afinal, os digitais influencers de humor foram revelados pela internet e por lá estão fazendo sucesso.
Veja também – “Faz dela a preta burra”: Ex-autor de novelas faz grave acusação sobre supostas ordens que recebia da Globo
Por outro lado, as TV’s estão diminuindo seus investimentos em programas deste tipo, uma vez que o público não tem gostado dos conteúdos cômicos ultimamente lançados. Basta fazer uma rápida busca na programação das televisões para perceber a escassez destas produções.
Esta dificuldade em emplacar humorísticos não é de hoje. Houveram várias novelas rejeitadas pelo público porque não se cumpria o principal objetivo: fazer o público rir. Portanto, listaremos a seguir algumas novelas que tinham proposta cômica, porém não tinha nada de engraçado. Acompanhe:
Que Pobres Tão Ricos
Exibida após um grande sucesso do SBT, Coração Indomável, Que Pobres Tão Ricos foi capaz de derrubar a audiência em dois pontos. Com a rejeição constante, o fato de ter estrelas como Zuria Vega e Jaime Camil não foram suficientes para que a novela emplacasse.
Para evitar um prejuízo maior, o SBT retirou a novela do ar antes do tempo, por volta do capítulo 70 e em meio a um final improvisado. A experiência foi completamente diferente no país de origem da trama, México, onde a novela foi um fenômeno.
Veja também – Relembre cinco novelas que foram complicadas de se entender
O Tempo Não Para
A trama de O Tempo Não Para falhou no quesito ser interessante. Com a intenção de fazer o público se divertir com a história dos congelados que retornam depois de muito tempo, a novela causou tédio. Críticos especializados diziam que, em certo ponto da trama, não havia mais histórias relevantes para se contar.
A audiência também não foi nada boa, tanto é que foi um dos primeiros casos de novela das sete que não teve capítulo final reprisado no dia seguinte. Questionado sobre o fracasso, o autor Mário Teixeira atribuiu a culpa ao horário político que prejudicava a exibição da novela.
Veja também – Relógio quebrado? Confira cinco vezes que a Globo errou feio no horário das novelas
Por Ela Sou Eva
Duas grandes estrelas amadas no Brasil, Jaime Camil e Lucero se dividiam no protagonismo de Por Ela Sou Eva. Entretanto, no que se refere aos dramalhões do gênero pastelão, esta novela está no ranking das piores que já assistimos.
A fórmula da trama parece ter sido feita exclusivamente para agradar os mexicanos. No que se refere a audiência, Por Ela Sou Eva também deixou a desejar e alcançou recordes negativos com índices semelhantes ao programa A Tarde é Sua, da RedeTV!.
Veja também – Esquecimento ou frustração? Veja cinco novelas que a Globo faz de conta que nunca existiu
Bang Bang
Sofrível. É basicamente como podemos resumir o que aconteceu em Bang Bang. Mais uma ideia mirabolante, a novela foi longe ao resolver colocar um faroeste na trama, ao invés de aproveitar um pouco das temáticas existentes na cultura brasileira.
O fiasco era esperado, mas aparentemente os executivos globais tentaram ver tudo dando errado na prática. O resultado acabou sendo tão desastroso que, na troca dos autores, o autor substituto Carlos Lombardi disse que a solução para a novela seria acabar com todos os personagens e começar tudo do zero.
Veja também – Relembre o caso da atriz que foi dispensada da Globo por ser muito bonita: “Beleza me prejudicou”
As Tontas Não Vão ao Céu
Rosy Ocampo é consagrada por criar muitos sucessos exibidos no Brasil e com grande aceitação, como O Diário de Daniela, Cúmplices de um Resgate e dentre outros casos. Mas, com As Tontas Não Vão ao Céu, ela parece ter perdido o jeito de fazer uma novela dar certo.
O SBT apostou mais uma vez neste tipo de pastelão e o desempenho da novela não atingiu a meta esperada. Teve dias que a novela flertava com o nimbo, chegando a 1,8. Certamente, As Tontas Não Vão ao Céu não obteve êxito na missão de fazer o público brasileiro rir.