Em O Cravo e a Rosa, exibida pela Globo logo após o Jornal Hoje, a gravidez de Catarina (Adriana Esteves) trará grandes dores de cabeça para Petruchio (Eduardo Moscovis). Isso porque a mulher começará a ter desejos estranhos e obrigará o homem a realizar todos eles.
Durante uma conversa com Neca (Ana Lúcia Torre) e Mimosa (Suely Franco), as mulheres irão sugerir que Joana (Tássia Camargo) deveria comer algo diferente para ficar mais animada. Neca citará sopa de coxa de rã. Nisso, Mimosa lembrará que fazia a carne frita quando Catarina era pequena.
Nesse momento, a mulher começará a sentir desejo de reviver o sabor de sua infância. Petruchio, então, chegará da cidade e já saberá a novidade através de Neca: “Graças a Deus que o senhor chegou”. O fazendeiro ficará preocupado com a possibilidade de algo sério ter acontecido com Catarina.
Buscapé (Luiz Antônio do Nascimento) confirmará que é algo sério e deixará Petruchio ainda mais preocupado. “Sério? Arriégua! É alguma coisa que tá acontecendo com meu filho?”, dirá o fazendeiro, indo às pressas procurar sua amada. A mulher logo aparecerá contando sobre seu desejo.
“Quero comer perninha de rã. A Neca e Mimosa foram falar, aí eu fico imaginando aquela perninha de rã frita, ao limão. Estou morrendo de vontade…”, falará ela. “Mas que morra de vontade. Trabalhei o dia todo, tô cansado. Arriégua! Onde é que é que eu vou arranjar agora perninha de rã. Se tá com vontade, que fique”, responderá ele.
Veja também – Lindinha mente dizendo que Petruchio quis abusá-la e Januário chega para desmascara-la: “suas maldades”
“Se ela não comer, o seu filho nasce com cara de rã”, dirá Neca. Completará Buscapé: “Ou então cara de sapo”. “Nunca que eu tive uma vontade tão forte. Não sei eu tô assim, até tonta, de tanta vontade que eu tô de comer perninha de rã”, dirá a mulher grávida. O fazendeiro, então, reclamará da situação.
“Catarina, já não basta você, agora vem esse filho que nasceu ainda que já tá me dando trabalho”, dirá ele. Até Calixto (Pedro Paulo Rangel) concordará com a história. “Tá certo, Calixto, vamos caçar sapo”, dirá o fazendeiro. O empregado se indigna, dizendo o filho não é dele, mas Petruchio não quer saber de papo.
Nisso, eles irão para a beira do rio e após várias tentativas conseguirão pegar a rã. Catarina, então, se deliciará com a iguaria e chegará a oferecer para o marido: “Você pode comer tudo. E aproveite, porque não é todo o dia que eu vou caçar rã pra você não”. Neca chegará a dizer que a mulher poderá ter outros desejos. “Fecha a matraca. Se tiver com vontade, que tenha e que fique”, dirá ele.