Cansada de conviver com o trauma do passado bem na sua frente, Petra (Debora Ozório) resolverá agir na tentativa de desmascarar Dirceu (Eriberto Leão) nos próximos capítulos de Terra e Paixão. Abusada sexualmente pelo tio na infância, a garota elaborará um plano contra ele ao convidá-lo para ir a um passeio na cachoeira onde o mesmo cometia o crime. Lá, o cafajeste confessará todas as suas atrocidades cometidas contra ela, fato este que resultará na ida dele para a cadeia na trama de Walcyr Carrasco.
Na ocasião, a filha de Irene (Glória Pires) estará com uma escuta, justamente para gravar tudo o que o crápula disser de mais comprometedor. E a ideia virá de Marino (Leandro Lima), que, por sua vez, receberá a denúncia da moça dias antes, afinal, ela também perceberá que o safado estará de olho em Rosa (Maria Carolina Basilio), a filha de Ademir (Charles Fricks) e Flor (Letícia Laranja), além de descobrir que ele atacou Graça (Agatha Moreira).
Isso, no entanto, dará ainda mais motivação para a ex de Luigi (Rainer Cadete) finalmente denunciá-lo. Sendo assim, ela não pensará duas vezes antes de fazer aquilo que o delegado pedirá. Depois, o público verá a morena abordando o parente na mansão e o chamando para tomar um banho de cachoeira. Animado, o personagem de Eriberto Leão aceitará o convite sem hesitar.
Logo após, ambos se dirigirão até o local, onde lá ele começará a agarrá-la e revelar que aquele era o lugar onde a molestava. Nessa hora, a personagem de Debora Ozório se mostrará o tanto quanto desesperada e, então, clamará por socorro, até que chamará Marino e fará com que o abusador perceba que foi vítima de um plano. “Então, era uma armadilha? Ah, sua maldita, eu vou te matar, vou acabar com você!”, ameaçará o criminoso, tentando afogá-la.