Em Terra e Paixão, Hélio (Rafael Vitti) surgiu como uma espécie de salvação para Petra (Debora Ozório) no pior momento da vida da jovem, que estava afundada no vício em medicamentos e vivendo um relacionamento bastante conturbado com Luigi (Rainer Cadete) e sua família, principalmente após a morte de Daniel (Johnny Massaro), que parecia ser a única pessoa que realmente se importava e tratava bem a jovem.
Porém, a relação entre a herdeira dos La Selva e o funcionário de Lucinda (Débora Falabella) irá durar pouco. Acontece que Anely (Tatá Werneck) acabará flagrando os dois se beijando e tratará de registrar o momento para expor tudo para Luigi.
Revoltado, mesmo também estando traindo Petra, o italiano golpista não pensa duas vezes antes de ir tirar satisfação com a jovem, e pior: expor o seu caso de forma humilhante diante de toda a sua família.
Petra volta a se afundar no vício
Hélio também é ameaçado pelo próprio Luigi, e se vê obrigado a se afastar de Petra por um tempo. O problema é que esse afastamento da única pessoa que a fazia bem tratará sérias consequências para a jovem, que voltará a se afundar no vício e rejeita completamente a presença do marido.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Terra e Paixão
Apesar disso, Hélio não abandonará Petra completamente. Ao perceber que a amada teve uma piora em seu estado de saúde, o rapaz dará um jeito de se reaproximar dela e bater de frente com a família La Selva para conseguir salvar a jovem.
Vale ressaltar que Terra e Paixão é escrita por Walcyr Carrasco e tem direção artística de Luiz Henrique Rios. O elenco conta com nomes como os de Barbara Reis, Tony Ramos, Glória Pires, Cauã Reymond, Johnny Massaro, Suzana Vieira, Paulo Lessa, Agatha Moreira, Débora Falabella, Rainer Cadete, Tatá Werneck, entre outros.