Em Terra e Paixão, Petra (Débora Ozório) finalmente revela a Caio (Cauã Reymond) que Irene (Glória Pires) foi responsável por sabotar o carro que resultou na morte de Daniel (Johnny Massaro). Mais do que isso: o mocinho confirma que o alvo, na verdade, era ele. Petra, visivelmente abalada, conta que descobriu a verdade no mesmo dia do ocorrido, revelando a trama cruel da mãe.
Caio abraça Petra e pede para ela explicar todos os detalhes do que sabe. A jovem relata que a mãe pagou para sabotarem os freios do carro que Caio costumava dirigir, mas naquela noite, Daniel acabou sendo a vítima. “Era você que ela queria matar, mas acabou matando o Daniel…”, dirá a jovem.
A revelação de que Irene matou seu próprio filho deixa Caio perplexo, e ele quer saber como Petra descobriu toda a história. A irmã explica que procurou Ramiro (Amaury Lorenzo) pela manhã, e ele, mesmo relutante, acabou contando todos os crimes que a vilã cometeu.
Petra faz denúncia contra Irene
Caio, surpreso, quer saber mais sobre esses outros crimes, e Petra acaba revelando que Irene também está envolvida nos atentados contra Ademir (Charles Fricks), na morte do mecânico que sabotou o carro de Daniel e da sua esposa, além do assassinato de Sidney (Paulo Roque). Petra também afirma ter certeza de que Irene está envolvida na morte de Agatha (Eliane Giardini).
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Terra e Paixão
Diante da gravidade dos crimes, os irmãos decidem revelar tudo à polícia. Antes disso, eles vão até a fazenda e contam a verdade a Antônio (Tony Ramos), que fica sem chão ao descobrir que Irene foi a responsável pela morte de Daniel. O fazendeiro, então decide expulsar a mulher da mansão. Em seguida, Petra e Caio vão até à delegacia.
Caio se oferece para fazer a denúncia sozinho, mas Petra, apesar da dificuldade, mostra determinação. “Talvez esse seja o momento mais difícil da minha vida… Eu não queria ter que entregar a minha mãe… Mas eu sei que é o certo a se fazer. Eu não posso deixar um inocente pagar pelo crime que a minha mãe cometeu. E ela cometeu outros tantos…”, dirá a jovem, que estará disposta a enfrentar as consequências.