Não é novidade para ninguém que a Globo enfrenta uma terrível crise de audiência em suas novelas. Elas Por Elas e Fuzuê, até o momento, não mostraram reação e já são consideradas dois fracassos na emissora. Além disso, temos Terra e Paixão, de Walcyr Carrasco, que se encerrará em breve, bem abaixo do esperado. Mas, afinal, a novela das nove foi um fracasso na Globo? Vamos refletir.
Terra e Paixão foi encomendada pela Globo para substituir Travessia, a péssima novela de Glória Perez que afundou a faixa das 21h entre 2022 e 2023. Walcyr Carrasco, que é conhecido por escrever uma novela atrás de outra, desenvolveu a sinopse do seu folhetim e rapidamente teve a aprovação da emissora. Isso porque o dramaturgo, apesar de ser criticado pelo desenvolvimento duvidoso de suas obras, garante audiência e repercussão. Para se ter uma ideia, ele escreveu Amor à Vida, O Outro Lado do Paraíso e A Dona Do Pedaço, sucessos incontáveis.
Com Terra e Paixão, um dos grandes desafios do autor foi atender o pedido da Globo de escrever mais de 220 capítulos. Afinal, não é fácil manter o ritmo com tanta história para desenvolver. Astuto, o novelista guardou trunfos na manga para jogar no decorrer da novela e, assim, movimentá-la até o último capítulo. O problema é que, devido ao estrago causado por Travessia no horário, Carrasco precisou se virar nos trinta e antecipar alguns acontecimentos para estimular a audiência.
Dentre várias reviravoltas – muitas vezes sem sentido – o autor matou personagens e trouxe novos, diminuiu a participação de quem não estava agradando e chegou, inclusive, a “ressuscitar” defunto, a exemplo de Ágatha (Eliane Giardini), que, a princípio, não retornaria do mundo dos mortos.
E não podemos esquecer da chegada de Thelma Guedes ao time de Walcyr, assumindo o papel de coautora na trama do horário nobre. Ela, inclusive, já chegou a assinar o enredo sozinha, quando o colega veterano precisou se afastar dos trabalhos devido a questões de saúde.
Em razão de tantas mudanças, Terra e Paixão ganhou um novo ritmo, parecendo outra história. Por outro lado, independente das críticas, as alterações fizeram a audiência crescer, ainda que abaixo do esperado. Nesta penúltima semana, por exemplo, o folhetim tem dado até 33 pontos de pico. Embora esse número possa parecer modesto, quando comparado com outras novelas do mesmo autor, podemos considerá-lo um sucesso diante da atual crise de audiência da Globo.
Em breve, a emissora vai estrear Renascer, substituta de Terra e Paixão. A obra clássica de Benedito Ruy Barbosa e adaptada pelo seu neto, Bruno Luperi, terá a missão de manter ou subir ainda mais a audiência da faixa das nove. Resta apenas esperar.
++ Resumo dos capítulos finais de Terra e Paixão
Falando em audiência
Até o momento, Terra e Paixão tem média geral de 26,39 pontos. É bem superior a Travessia, que terminou com 24,21. A seguir, apresentamos as novelas que foram menos aceitas pela maioria do público na região metropolitana de São Paulo.
1º Um Lugar ao Sol – 22,3
2º Travessia – 24,2
3º Babilônia – 25,4
4º Terra e Paixão – 26,3
5º A Lei do Amor – 27,2
6º A Regra do Jogo – 28,5
7º O Sétimo Guardião – 28,7
8º Velho Chico – 29,0
9º Em Família – 29,6
10º Pantanal – 29,6.