Nem só de desgraça vive Penha (Taís Araújo) na edição especial de Cheias de Charme. Prova disso é que a empregada passará a ter o maior orgulho e felicidade quando Elano (Humberto Carrão) conseguir se formar em direito e, em seguida, presenciar uma linda homenagem que o rapaz fará para ela lá na hora na trama de Filipe Miguez e Izabel de Oliveira.
“Não estaríamos aqui se não fosse o apoio das nossas famílias e amigos”, começará ele, que prosseguirá: “Eu tenho certeza que cada um dos meus colegas tem um agradecimento especial a fazer. E eu, como representante deles, gostaria de dirigir esse agradecimento a uma pessoa muito especial. A pessoa mais importante da minha vida e a pessoa mais importante dessa caminhada até aqui: a minha irmã, Maria da Penha Fragoso”.
Logo após, o personagem de Humberto Carrão contará a história de vida dele. “Nossa mãe é lavadeira. E quando eu tinha nove anos, e a minha irmã dois, nossa mãe nos deixou. Então a Penha nos pegou para criar. Nessa época a Penha sonhava em ser enfermeira. E teve que começar a trabalhar como doméstica para dar o que comer para a gente. E nunca se queixou, nunca deixou faltar nada. Mesmo sofrendo com patroas não tão bacanas, com salário apertado, nunca deixou de comprar um livro pra mim”, afirmará.
Na sequência, ele a agradecerá pelo fato de estar se formando. “É o seu exemplo de ética que pretendo seguir nessa profissão. O diploma que recebo hoje, juro usar como instrumento em favor da dignidade e da justiça nas relações de trabalho”, garantirá o jovem. “Em prol da luta para garantir a todo brasileiro o direito e acesso ao conhecimento para transformar o Brasil num país mais justo, onde uma menina como a Penha não tenha que sacrificar o seu futuro. Quem vai cuidar de você agora sou eu, minha irmã. Te amo e obrigado”, sentenciará o formando, levando a matriarca às lágrimas.