Em Mulheres Apaixonadas, Cláudio (Erik Marmo) terá uma conversa definitiva com Marta (Marly Bueno) e finalmente amolecerá o coração da veterana, que não aceita que Gracinha (Carol Castro) tenha um filho dele. Pela primeira vez, a dondoca entenderá o filho, que chorará ao dizer que vai assumir o bebê.
“Presta atenção, a Gracinha está esperando um filho meu. Ela vai ter essa criança e eu vou assumir essa responsabilidade. Coloca isso na sua cabeça. Nada do que eu diga ou faça, vai me fazer eu me comportar diferente. Pior, tudo que você fizer contra, vai fazer me afastar de você”, continuará.
Marta responderá que Cláudio já está afastado: “Já não é mais o filho carinhoso, amoroso, gentil e educado que eu criei e eduquei. Você só fala comigo aos berros, só me critica, só me acusa”. Cláudio retrucará dizendo que só está sendo severo porque também é tratado mal. “Mas eu sou sua mãe!”, rebaterá a velha. “então me ajuda. Olha para mim, eu estou precisando de ajuda”, suplicará o personagem de Erik Marmo.
Em seguida, Cláudio assumirá que errou: “eu errei, mãe. Eu fui para cama com a Gracinha, sim! Sem pensar nas consequências. Foi um vacilo meu, mas agora eu tenho que consertar esse erro. Você me ensinou isso a vida inteira, você me ensinou a ser honesto, justo, a não trazer da escola nada do que fosse meu”, dirá.
Cláudio toca o coração de Marta
Cláudio também falará que tudo que aprendeu de bom nessa vida foi com Marta e não entende o motivo da veterana querer transformá-lo em um vilão: “porque que agora você quer que eu haja como um canalha, como se eu fosse um cafajeste? Esse apartamento que eu dei para a Gracinha, você sabe que isso não significa nada para a gente. Por que essa implicância, esse preconceito todo?“.
Marta, com lágrimas nos olhos, rebaterá dizendo que se Cláudio tivesse lhe ouvido, metade desses problemas não teriam acontecido. “a gente erra, mãe! todos nós erramos. Só que a diferença é que eu sou ainda muito jovem. Eu tenho muito tempo ainda para errar e para aprender.”, disparará ele, arrancando lágrimas dos olhos da mãe. “eu sou sua mãe e estou aqui para orientá-lo.”
Por fim, Cláudio falará que vai autorizar a entrada do apartamento que deu para Gracinha morar após Marta proibir: “eu espero que esse assunto esteja encerrado.” A veterana não falará mais nada.
++ próximos capítulos de Mulheres Apaixonadas
A novela foi escrita por Manoel Carlos e protagonizada por Christiane Torloni, José Mayer, Tony Ramos, Susana Vieira, Giulia Gam, Marcello Antony, Helena Ranaldi e Dan Stulbach, em 203 capítulos originais.