Em Nos Tempos do Imperador, Samuel (Michel Gomes) acabará falando demais sobre o seu passado e Pedro (Selton Mello) desconfiará. Na ocasião, o rapaz deixará escapar que sabe mais do todos pensam sobre a morte de Ambrósio (Roberto Bomfim) e será pressionado de maneira inusitada.
Durante a Guerra do Paraguai, Tonico desabafará com Pedro sobre a morte do seu pai: “Um bando de malês invadiu a fazenda, já foram tacando fogo em tudo. E, não contente, um entrou na casa e atirou em painho”, lamentará o esposo de Dolores (Daphne Bozaski).
Nesse momento, Pedro dirá: “Sinto muito pelo seu pai, deputado”, confortará. “O pior o senhor não sabe, o assassino foi fruto de uma safadeza de painho com uma negra ordinária. Um filho dele, majestade! Tem como defender um monstro desse?”, prosseguirá o vilão. Samuel, que ouvirá tudo, acabará falando demais: “Não foi nada disso que aconteceu”, disparará.
Mais tarde, Pedro confrontara Samuel: “Agora estamos só nós dois. Você mentiu para ele. Por quê? O que você está escondendo? Me conte a verdade, seja ela qual for. Não me passa pela cabeça que você possa ter ligação com a morte do pai de Tonico! Mas esse Jorge que ele mencionou, era um dos malês. E você me contou que esteve com os malês..”
Em seguida, Pedro perguntará se Samuel conhecia Jorge: “Você conhecia esse Jorge? Tinha alguma ligação com ele? Amizade?”, insistirá o imperador. “Não, Majestade. Fui vendido criança, fiquei um tempo com os malês, até que cheguei na fazenda do pai da condessa, que me alforriou antes de morrer. Isso é tudo!”, desconversará o jovem.
“Então, esses malês que atacaram a fazenda do pai de Tonico? Esses você não conhecia?”, tentará esclarecer o amante de Luísa (Mariana Ximenes). “Não! Vossa majestade entende por que evito tocar nesse assunto dos malês?”, mentirá Samuel.