Em Um Refúgio para o Amor, Patrício (Brandon Peniche) se acidentou ao escalar uma montanha e acabou ficando tetraplégico. Apesar disso, nos últimos capítulos, o bonitão, mesmo sabendo dos riscos, aceitará fazer uma cirurgia para voltar a andar. O problema é que o filho de Rosa Elena (Laura Flores) não resistirá e morrerá na hora, deixando todos da família Torreslanda em choque.
Em sua última conversa, Patrício, ainda em vida, revelará para Luciana (Zuria Vega) que fará a cirurgia. A protagonista, entretanto, não gostará de saber da ideia, pois sabe pode ser fatal: “Não é preocupação, é carinho. Eu te quero muito, preciso de você”, revelará ela. Mas o jovem será firme na ideia. Luciana, com lágrimas nos olhos, se oferecerá para ficar do lado nesse momento de tensão.
No grande dia, todos estarão aflitos esperando o resultado da cirurgia de Patrício. O médico, entretanto, chegará e confirmará que o rapaz não resistiu a cirurgia e morreu. O baque será muito grande e todos cairão no choro. Roselena, por sua vez, cairá arrasada no chão e dará sinais de loucura.
++ Aquiles chega na capital para cobrar dívida de Luciana
Numa das últimas cenas, Patrício terá deixado uma carta para Luciana, onde declara seu amor por ela e seu filho. Mais tarde, a jovem e Rodrigo (Gabriel Soto) se encontrarão no alto da montanha para depositar as cinzas de Patrício.
++ Resumo da novela Um Refúgio para o Amor
A trama, produzida pela Televisa em meados de 2012, é protagonizada por Zuria Vega e Gabriel Soto e antagonizada por Jessica Coch, Laura Flores, Roberto Blandón, Frances Ondiviela, Claudio Báez.