A morte de Serena (Priscila Fantin) e Rafael (Eduardo Moscovis) no último capítulo acabará revelando ao público quais foram as vidas passadas do casal na reprise de Alma Gêmea, no Vale a Pena Ver de Novo. E tudo acontecerá depois que Cristina (Flávia Alessandra) ameaçar a protagonista de morte e der um tiro acidental no mocinho, que sairá em defesa da amada.
Sozinha no casarão, a vilã pegará as joias da rival e posteriormente verá o local pegar fogo. Nisso, ela será envolta pelas chamas e conduzida diretamente para o inferno. Porém, antes disso ocorrer, o personagem de Eduardo Moscovis ficará completamente desesperado ao sentir que partirá dessa para melhor. “Eu não quero ir agora, eu não posso ir. Não quero ficar longe de você. Eu te amo”, declarará ele para a mocinha.
Contudo, a índia se mostrará confortável diante da situação. “Pode ir em paz, meu amor. Eu entendi, Rafael. O sopro no coração existe porque o meu coração não suporta te perder. Era esse o mistério. Agora eu sei qual é a minha missão”, afirmará Serena, deixando o pai de Felipe (Sidney Sampaio) sem entender. “Eu voltei para te esperar e ir com você, meu amor. Juntos para sempre. Eu te amo”, justificará ela.
Logo após, a morena terá um ataque fulminante, não resistirá e morrerá juntamente com o grande amor da sua vida. Nessa hora, o passado dos dois será mostrado, quando eles surgirem em forma de espírito revelando como eram suas outras vidas. Na ocasião, ambos serão vistos como dois escravos e duas freiras em reencarnações anteriores. Em seguida, uma última cena em que o casal aparece se conhecendo em um parque de diversões, quando crianças, nos dias atuais será exibida.