A pressão colocada por José Mendes (Sergio Guizé) em cima de Deodora (Debora Bloch) vai ser tão grande que a vilã não vai resistir quando ele chegar a revelar uma tremenda bomba envolvendo o seu passado em Mar do Sertão. Na ocasião, o noivo de Candoca (Isadora Cruz) terá trazido à tona lembranças nada agradáveis envolvendo a família da vilã, fato este que a fará se recordar dos tempos em que ela era prostituta de cabaré na trama de Mario Teixeira.
“Desde que a gente se conheceu naquele garimpo da Vila Surumu que tu não tem descanso. Agora tu vai descansar, meu filho. A gente dormia com um olho aberto e outro fechado, se lembra?”, comentará a víbora, consigo mesma na cama, enquanto dopa Tertúlio (José de Abreu) e acredita que o marido está prestes a morrer.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Mar do Sertão
Na sequência, a mãe de Tertulinho (Renato Góes) começará a falar segredos acerca do coronel. “Era tanto perigo rondando, aquela terra sem lei e tu se arriscando a vida, todo dia, naquele rio barrento atrás de ouro. Garimpo de escafandro que é a coisa mais perigosa que existe. Eu até me lembro quando aquele caboco, o Lunda Zagaia, tentou cortar o cabo do teu oxigênio pra tu ficar sem ar. Só que eu vi e dei um jeito naquele cabra”, contará.
Será aí, então, que a personagem de Debora Bloch disparará: “Enquanto isso eu ganhava a vida no cabaré de Ana Solita. Tu lembra o nome daquela biboca? Lua Encarnada. Credo!”. Vale destacar que a novela das seis é escrita por Mário Teixeira, sob a direção geral de Pedro Brenelli e direção artística de Allan Fiterman.