A reta final de No Rancho Fundo será marcada por duas reviravoltas que vão fazer Lapão da Beirada ficar de pernas para o ar. A primeira delas será uma revelação sobre Ariosto (Eduardo Moscovis), que terá seu passado exposto.
Já uma farsa sobre Primo Cícero (Haroldo Guimarães) envolvendo os Leonel acabará desmascarada. Se fingindo de morto, o homem terá até um velório falso para enganar todos, mas a mentira será descoberta e todo o plano virá à tona.
As cenas vão ao ar a partir do capítulo do dia 28 de outubro, na última semana de exibição da novela das seis da Globo.
Elias é filho de Ariosto em No Rancho Fundo
Na reta final, Elias (André Luiz Frambach) irá colocar dinamites na Gruta Azul a mando de Ariosto. Benvinda (Dandara Queiroz) estranhará a presença do amado próximo ao local, mas ele a despistará. Ela nem se lembrará disso, já que o rapaz a surpreenderá com sua escola pronta.
No suposto velório de Primo Cícero, no entanto, Artur (Túlio Starling) vai perceber que Elias tem algo estranho. Ele e Quinota (Larissa Bocchino), então, vão deduzir que ele esteve na Gruta Azul.
Certo de que há algo sendo tramado, Artur confrontará o rapaz. Elias, então, soltará a bomba: ele revelará que é filho de Ariosto.
Primo Cícero tem falsa morte desmascarada
Enquanto isso, a Tico Leonel (Alexandre Nero) e Timbó (Enrique Diaz) vão investigar o atentado contra Primo Cícero e descobrirão que foi Jordão Nicácio (Alejandro Claveaux) quem atirou contra o parente. Zefa (Andrea Beltrão), por sua vez, questionará sobre quem foi o mandante do crime.
A essa altura, os Leonel terão armado um falso velório para que todos acreditem que o Primo Cícero morreu. Mas Quintilha (Ju Colombo) acabará com tudo ao armar uma confusão no local e todos descobrirem que o caixão na verdade está vazio.
Em choque, o Padre Zezo (Nanego Lira) exigirá uma explicação da família de Zefa. Com tudo revelado, Primo Cícero se apresentará à família e explicará o que aconteceu. Em seguida, Jordão será preso, enquanto Zefa e Quinota vão descobrir quem são os mandantes do crime contra o primo.