Em Paraíso Tropical, a vida de Joana (Fernanda Machado) vai virar do avesso e ela mudará completamente. Após ser demitida do emprego, ela descobrirá que não é filha de Heitor (Daniel Dantas), mas sim do cafetão Jader (Chico Diaz). Revoltada, Joana começará a mostra um outro lado de sua personalidade e se prostituirá para ganhar dinheiro.
A princípio, Neli (Beth Goulart), mãe de Joana, acabará dando de cara com Jader na rua e lembrará do caso que tiveram quando jovens. Na época, Neli namorava com Heitor (Daniel Dantas), que assumiu a paternidade de Joana sem saber a verdade.
Veja também: Resumo da novela Paraíso Tropical
Com isso, a decepção da paternidade será mais um “empurrãozinho” para que a doce Joana aceite o trabalho como garota de programa de luxo que sua colega da joalheria, Ursula (Raquel Parpinelli), lhe oferecerá. Ela acabará topando a ideia e passará por alguns perrengues.
Mais adiante, Joana (Fernanda Machado) se assustará com seu primeiro cliente, Pimentel (Alexandre Zachia). Tentando atingir Neli, a moça não conseguirá enfrentar sua primeira noite de trabalho e enfrentará a fúria do seu patrão, o cafetão Cadelão (Ed Oliveira), o rival de Jader. Os dois, inclusive, passarão a se enfrentar no decorrer da novela.
A novela, que teve 179 capítulos, foi escrita por Gilberto Braga e Ricardo Linhares, e protagonizada por Alessandra Negrini, Fábio Assunção, Tony Ramos, Glória Pires, Wagner Moura, Camila Pitanga, Marcello Antony e Vera Holtz.