Em Paraíso Tropical, em reprise no Vale a Pena Ver de Novo, Paula (Alessandra Nergrini) finalmente conhecerá Isidoro (Othon Bastos), seu avô, e terá a oportunidade de conhecer mais sobre sua origem. Por outro lado, a jovem se espantará ao descobrir o paradeiro de sua mãe biológica e como ela foi separada de sua irmã gêmea Taís (Alessandra Negrini).
Na conversa, Isidoro contará que Silvana, mãe das moças, era usuária de drogas e, por conta disso, bastante desequilibrada. A mulher entrou no mundo da prostituição e, nesse tempo, conheceu Amélia (Susana Vieira), que já era cafetina. O veterano prosseguirá dizendo que Silvana se hospedou na casa de Amélia por um bom tempo e vendeu Taís, mas ele conseguiu recuperá-la.
Já Paula a história foi diferente: “Amélia deu dinheiro pra mãe de vocês comprar droga de propósito. Ela morreu de overdose e a cafetina fugiu com você, Paula, levando todas as suas coisas de bebê”, falará o avô. “Bandida. Aquela canalha do inferno roubou você, Paula”, bradará Isidoro.
Nesse momento, Clemente (Reginaldo Faria) entrará na conversa e defenderá Amélia. Ele dirá que a cafetina foi corajosa e salvou a vida de Paula. Os dois começarão a brigar dentro do hospital, até que Isidoro passará mal.
Criada e escrita em 2007 por Gilberto Braga, a novela, de 179 capítulos, é protagonizada por Alessandra Negrini, Fábio Assunção, Tony Ramos, Glória Pires, Wagner Moura, Camila Pitanga, Marcello Antony e Vera Holtz. A direção é de Amora Mautner, Roberto Vaz, Maria de Médicis, Cristiano Marques, José Luiz Villamarim e Dennis Carvalho — estes dois últimos também na direção geral.