Logo na reta inicial de Paraíso Tropical, um crucial ocorre quando Amélia (Susana Vieira) revela a verdade para Paula (Alessandra Negrini) sobre sua origem em seu leito de morte. A cafetina confessa a jovem que ela não é sua mãe verdadeira, mas antes de revelar que Paula tem uma irmã gêmea, ela acabará morrendo.
Comovida, Amélia expressa seu amor por Paula e a cuidou como se fosse sua filha. Antes de contar a verdade, Paula, emocionada, pede para a mãe não desistir. No entanto, Amélia sente a necessidade de revelar um segredo que a atormenta.
A cafetina diz a Paula que não é sua mãe verdadeira e explica que teve que salvar a jovem de sua mãe biológica. “Desculpa, eu tive que salvar você, filha. A sua mãe, eu não podia deixar ela fazer aquilo com você, eu não podia, filha”, dirá a veterana.
Amélia morre antes de contar toda a verdade para Paula
Essa revelação deixa Paula confusa e devastada pela descoberta inesperada. Amélia tenta revelar mais informações, mencionando que a mãe biológica de Paula faleceu e que ela tem um avô vivo.
Veja também: Resumo da novela Paraíso Tropical
Ela se prepara para contar sobre a irmã gêmea de Paula quando, infelizmente, a morte interrompe suas palavras. “A sua mãe morreu, mas você tem um avô, filha. O seu avô está vivo. Você tem um avô, e você também tem também…”, dirá a cafetina, que não conseguirá concluir a frase.
A revelação inacabada deixa Paula em choque, mergulhando a jovem em uma dor profunda diante da perda e do desconhecido sobre sua verdadeira origem.
A novela, que teve 179 capítulos, foi escrita por Gilberto Braga e Ricardo Linhares, e protagonizada por Alessandra Negrini, Fábio Assunção, Tony Ramos, Glória Pires, Wagner Moura, Camila Pitanga, Marcello Antony e Vera Holtz.