Acreditando fielmente que foi Jonatas (Paulo Lessa) quem matou Daniel (Jhonny Massaro), Antônio (Tony Ramos) não pensará duas vezes antes de querer se vingar do rapaz ao tentar atirar nele em Terra e Paixão. Porém, Marino (Leandro Lima) aparecerá bem na hora para evitar uma tragédia ainda maior: o delegado pedirá ao fazendeiro para abaixar a arma, caso ele não queira ir para a prisão na trama de Walcyr Carrasco.
Embora o personagem de Paulo Lessa tente convencê-lo a crê de que não foi ele o autor do crime, e Agatha (Eliane Giardini) revele ao ex que Jonatas é filho biológico dela, o marido de Irene (Glória Pires) prosseguirá em sua empreitada. “O Jonatas é seu filho? Quer dizer que você teve um filho com o Gentil (Flavio Bauraqui) e eu nunca fiquei sabendo? Por que nunca me disse isso?”, pressionará o veterano, apontando a arma para o rapaz.
“Depois a gente tem essa conversa, Antônio. Agora abaixa essa arma”, pedirá a personagem de Eliane Giardini, assustada. “Você teve um filho com o Gentil, casou comigo sem dizer nada, ou seja, me enganou… E agora tá defendendo esse rapaz? O responsável pela morte do meu filho Daniel? Sai da frente, Agatha. Eu vim aqui fazer justiça e eu vou resolver isso agora”, sentenciará Antônio.
Isso, no entanto, fará até Caio (Cauã Reymond) tremer na base, a ponto de acionar a polícia para conter o pai. “Eu sei que você também é apaixonado por aquela viúva… Devia estar com ciúmes do Daniel. Por isso, fez o que fez”, soltará o todo-poderoso. “Não, eu nunca faria uma coisa dessas”, rebaterá Jonatas. Nessa hora, Gentil se intrometerá: “Abaixa essa arma e sai da minha casa, Antônio”.
Marino vai impedir tragédia
Depois, será a vez de Aline (Barbara Reis) intervir na confusão, fato este que revoltará ainda mais o personagem de Tony Ramos. “Eu vou acabar com esse desgraçado! Matou o meu Daniel por causa dessa mulher!”, gritará o descontrolado, se referindo a mocinha. Contudo, assim que Antônio estiver prestes a atirar, eis que o delegado de São Jacinto surgirá para impedi-lo.
“Doutor Antônio, abaixa a arma e me entrega… Devagar. Senão, eu vou ter que lhe dar voz de prisão”, alertará o pai do filho de Graça (Agatha Moreira), que completará: “Não quero agir contra o senhor, mas desse jeito eu não vou ter alternativa”. Diante disso, o ricaço cairá em si e perceberá a besteira que estará fazendo e, então, desistirá do ato, apesar de encarar o homem da lei. “Meça as suas palavras pra falar comigo, Marino”, disparará Antônio, largando o revólver e o entregando a Marino.
“Por que vocês tinham que chamar a polícia, hein? Você, Caio… Você devia ser o primeiro a querer vingar a morte do seu irmão”, afirmará o pai de Petra (Debora Ozório), decepcionado. “Nada se resolve na bala, pai. E uma coisa é vingança, outra coisa é justiça. Eu estou atrás de justiça pela morte do Daniel”, retrucará Caio. “Antônio, no passado é que era assim. Olho por olho, dente por dente. Mas o mundo mudou. Não dá pra continuar com esse pensamento retrógrado”, reforçará Ademir (Charles Fricks).
++ resumo dos próximos capítulos de Terra e Paixão
Depois, o personagem de Flavio Bauraqui pedirá ao delegado para ele retirar todos de sua casa. “Eu não preciso de ninguém me levando, não. Eu tô indo embora porque eu quero!”, afirmará Antônio, que ainda deixará um recado a Jonatas. “E você, rapaz… Fique sabendo que se você matou o meu filho… Não vai sair impune”, finalizará.