Sofrendo bastante ainda com a perda de seus três filhos de forma bastante trágica, Maria Marruá (Juliana Paes) decidirá fazer a chamada greve de sexo para não engravidar novamente e vir a ter uma possível nova decepção no remake de Pantanal. Isso, no entanto, deixará Gil (Enrique Dias) receoso, já que seu casamento entrará em crise, o que fará com que ele receba até uma ameaça assustadora da mulher na trama adaptada por Bruno Luperi.
Em cenas previstas para irem ao ar nesta sexta-feira (01), o público verá o homem apto a largar a esposa devido a uma série de discussões que os dois terão por causa do “voto de castidade” dela. Mesmo assim, o interiorano tentará de tudo para levá-la para a cama. Porém, a personagem de Juliana Paes ameaçará se matar caso fique grávida, pois não deseja sofrer mais uma vez.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Pantanal
Contudo, no capítulo de sábado (02), Maria acabará cedendo e, com isso, irá para a cama com o marido a fim de que ele não a abandone, fato este que renderá uma herdeira ao casal, que será chamada de Juma Marruá (Alanis Guillen). Na ocasião, a matuta dará à luz em uma canoa no meio de um rio pantaneiro, tendo, assim, a coragem de deixar a bebê sozinha no local. Mas, só que, posteriormente, Maria se arrependerá e retornará a canoa para buscar a filha.
A direção artística do enredo está a cargo de Rogério Gomes e a produção sob responsabilidade de Luciana Monteiro e Andrea Kelly. Walter Carvalho, Davi Alves, Beta Richard e Noa Bressane fazem parte da direção geral, juntamente com José Luiz Villamarim, este que cuida da direção de gênero.