Em Pantanal, Zé Lucas (Irandir Santos) será baleado por um capanga de Tenório (Murilo Benício) e quase morrerá no meio na selva. Por sorte, o Velho do Rio (Osmar Prado) encontrará o neto desmaiado, o levará para a tapera de Juma (Alanis Guillen) e o salvará.
Já no local, o Velho do Rio começará a “cirurgia” para salvar Zé Lucas: “Você não vai morrer, José Lucas. Não vai morrer, que não é chegada a sua hora. Aguenta firme. Você é um Leôncio! Um Leôncio! Não vai se entregar sem lutar”, afirmará a entidade, que, em seguida, removerá a bala do corpo do rapaz.
Veja também: Resumo da novela Pantanal da Globo
Mais tarde, Zé Lucas acordará bastante confuso: “Eu tive a impressão de que tinha morrido”, comentará o peão após ser curado. “Você não estava morrendo, você estava nascendo para a vida outra vez”, rebaterá o curandeiro em tom de mistério.
Veja também: Juma atira em Zé Lucas para proteger os marruás, mas leva a pior e cai do cavalo ferida
A trama, adaptada por Bruno Luperi, foi escrita originalmente por Benedito Ruy Barbosa e exibida na extinta Rede Manchete em 1990. Nos papéis principais, a novela conta com Alanis Guillen, Jesuíta Barbosa, Marcos Palmeira, Irandhir Santos, Dira Paes, Karine Teles, Murilo Benício e Osmar Prado.