Em Mar do Sertão, o coronel Tertúlio (José de Abreu) vai mesmo despertar a fúria de muita gente em Canta Pedra quando vier à tona as notícias de que parte da população da cidade está ficando doente pelo uso de agrotóxicos nas lavouras do vilão.
Em capítulos mais recentes, Candoca (Isadora Cruz) já tomou coragem para confrontar o cornel por conta disso. Possessa por tudo que aconteceu, ela decidiu ir até a fazenda para armar o maior escândalo. Lá, ela deu de cara com Tertulinho (Renato Góes) e jogou várias verdades na cara do ex, que deu um verdadeiro chilique.
A confusão atingiu até mesmo Deodora (Deborah Bloch), que ficou furiosa com o berreiro e as acusações feitas por Candoca, chegando a jurar a ex-nora de morte, para desespero de Ismênia (Ana Miranda). No fim das contas, após tamanha confusão, ela acabou sendo expulsa da fazenda por Tertulinho.
Pajeú descobre tudo e vai tirar satisfação com o coronel Tertúlio
Mas a confusão em relação ao uso de agrotóxicos não vai acabar aí. Pajeú (Caio Blat) será mais um a descobrir o que está acontecendo e fará questão de ir tirar satisfação com o coronel Tertúlio.
Veja também: Armando contra Candoca, Sabá Bodó faz revelação bombástica sobre construção de hospital; saiba qual!
Tudo terá início quando o jagunço decidir procurar Candoca para contar que mais pessoas estão passando mal na região. A médica, no entanto, decidirá não contar para o jagunço que tudo isso tem relação com o coronel, mas será em vão, já que o homem acabará descobrindo a verdade e vai procurar o pai de Tertulinho para fazer graves ameaças, estando até mesmo disposto a atentar contra sua vida. O pior só não irá acontecer porque Mirinho (Lucas Galvino) se precaveu, tirando a arma de Pajeú e entregando para Tertulinho.
Vale destacar que Mar do Sertão é escrita por Mario Teixeira, sob a direção geral de Pedro Brenelli e direção artística de Allan Fiterman. Nos papeis principais, a novela das seis conta com Cyria Coentro, Débora Bloch, José de Abreu, Giovana Cordeiro e Enrique Díaz.