Em Páginas da Vida, Marta (Lília Cabral) vai descobrir que Nanda (Fernanda Vasconcelos) está grávida de gêmeos e não vai aceitar a notícia. Descontrolada, a veterana humilhará a jovem e dirá que a filha não é mais nada dela. Para piorar, ainda a expulsará de casa.
Em cenas seguintes, Nanda sofrerá um acidente e acabará morrendo. Por outro lado, o bebês se salvarão, mas uma outra notícia causará impacto na vida de Marta. É que um dos filhos de Nanda tem síndrome de Down, e a veterana rejeitará a netinha.
A princípio, Helena (Regina Duarte) chamará Marta para revelar o diagnóstico de um dos gêmeos. Marta olhará para a médica como se estivesse acabado de ouvir o maior dos absurdos. Ela começará cometer uma série de erros que demonstram não só sua total ignorância a respeito da síndrome de Down, mas também sua carga de preconceito em relação a deficientes de uma maneira em geral.
“A criança fica retardada, incapaz, limitada! É um trabalho do cão!”, dirá Marta. “Deus me livre, imagina! Ainda mais uma menina quando crescer… Que inferno de vida que eu vou ter”, exclamará a víbora, deixando Helena pasma. A médica, então, tentará explicar mais uma vez.
“São crianças com um desenvolvimento motor e intelectual mais lento, só isso… Qualquer criança sem oportunidade, pode crescer com retardo mental”, dirá Helena. Contudo, Marta dirá que não tem condições para cuidar de uma criança assim: “não tenho dinheiro, paciência, nem dom para caridade”. Revoltada, a vilã já vai se levantando para sair, incomodada.