Em Volta por Cima, uma reviravolta inesperada marca o destino de Lindomar (MV Bill), que ganhará na loteria, mas apenas após a sua morte. A descoberta do bilhete premiado ficará nas mãos do seu cunhado trambiqueiro, Osmar (Milhem Cortaz), que vê na fortuna uma oportunidade de sair das suas inúmeras dívidas que acumula. No entanto, a tentativa de pegar o dinheiro trará consequências desastrosas.
Osmar, sempre oportunista, descobrirá o bilhete ao rever o vídeo do fatídico dia da morte de Lindomar. Ao perceber que o cunhado havia comprado um bilhete de loteria, ele questionará se alguém verificou o resultado. Jayme (Juliano Cazarré), que estava com ele na hora, dirá que conferiu apenas seu próprio jogo, sem imaginar que Lindomar poderia ter sido o ganhador.
Intrigado, Osmar verá ali a chance de se livrar das ameaças de Baixinho (Rodrigo Garcia). “Você acha mesmo que o Lindomar perdeu a vida e ganhou na loteria ao mesmo tempo? Sem chance!”, dirá Jayme, com desdém, mas Osmar, implacável em sua ganância, não desistirá.
A possibilidade de ficar rico rapidamente tomará conta dos seus pensamentos. Ele passará o dia imaginando o que fazer com o bilhete. “Ganhar na loteria agora salvaria a minha vida”, refletirá o pilantra. Determinado a pegar o prêmio, ele irá até a loteria sem contar nada à família.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Volta Por Cima
Porém, a tentativa de Osmar de se apropriar da fortuna trará um novo desastre. Além de não conseguir o dinheiro, ele acabará envolvido em uma série de eventos trágicos. Durante uma perseguição, Baixinho acabará morto, e Osmar será acusado de assassinato, mergulhando sua vida e a de sua família em um caos ainda maior.
Escrita por Claudia Souto, que retorna à faixa das 19h da Globo após Cara e Coragem, e com direção artística de André Câmara, Volta Por Cima tem no elenco nomes como os de Jéssica Ellen, Fabrício Boliveira, Amaury Lorenzo, Isadora Cruz, Tereza Seiblitz, Isabel Teixeira, Milhem Cortaz, Betty Faria, Drica Moraes, Viviane Araújo, Aílton Graça, Rodrigo Fagundes, Juliana Alves, Enrique Diaz e Juliano Cazarré.