Nova novela das 19h da Globo, Volta por Cima apresenta uma trama focada em questões éticas e familiares, com o roubo de um bilhete premiado como ponto de partida para uma grande reviravolta. A trama começa com Lindomar (MV Bill), um motorista que, no seu último dia de trabalho antes de se aposentar, compra um bilhete de loteria. No entanto, ele sofre um infarto e um acidente com o ônibus, morrendo sem descobrir que foi o grande vencedor do prêmio principal.
Com a morte de Lindomar, seu cunhado, Osmar (Milhem Cortaz), aproveita a oportunidade para tomar posse do bilhete premiado e receber o valor em vez da família. O comportamento suspeito de Osmar não demora a chamar a atenção de Madá (Jéssica Ellen), e ele logo passa a demonstrar sinais de culpa.
Claudia Souto, autora da novela, revela que a inspiração para Volta por Cima surgiu da sua observação das tensões familiares durante a pandemia, quando questões éticas relacionadas a dinheiro e heranças foram colocadas à prova. Ela comenta que a sinopse foi desenvolvida a partir de suas reflexões sobre brigas familiares por bens materiais, desde simples objetos até grandes fortunas.
A novelista revelou sua própria experiência ao presenciar disputas familiares por itens aparentemente insignificantes, como um celular deixado por uma tia. Essas situações serviram de combustível para explorar o que ela acredita ser um dos grandes dilemas da sociedade: “Vale a pena passar a perna em um parente por causa de um bem material?”.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Volta Por Cima
Na trama, a situação fica ainda mais tensa quando Osmar decide sair de casa e avisa sua irmã, Doralice (Tereza Seiblitz), mas seus planos desmoronam ao ser preso, acusado de assassinar o filho da sua amante, Violeta (Isabel Teixeira). Durante sua prisão, Osmar é confrontado pela sobrinha mais velha, que o encurrala e o pressiona a confessar seus crimes.