Mariana (Chandelly Braz) ficará arrasada com a rejeição de Brandão (Malvino Salvador) após se declarar para ele nos próximos capítulos de Orgulho e Paixão. Arrasada, a jovem não entende porque o bonitão não acredita que ela o ame e corre para desabafar com Jane e Ema.
“Como pude ser tão burra? Tive a felicidade ao alcance das mãos, e deixei escapar”, falará. “Mariana? Por que está chorando? Que foi que aconteceu, minha irmã?”, perguntará Jane. “Ela se declarou de novo ao Coronel Brandão… Mas o teimoso não acredita no amor dela”, relatará Ema. “Por mais que tente, não consigo convencê-lo de que o amo. Brandão insiste em dizer que eu acho que o amo, mas na verdade amo outro homem!”, revelará.
“Depois nós, mulheres, é que somos complicadas. Está vendo a embrulhada?! É digna de um romance inglês do século XIX!”, ironizará Ema. “Mas você disse que o Coronel acha que você ama outro… Não me diga que ele desconfia que, depois de tudo, você ainda pensa no Uirapuru?”, questionará Jane.
“Uirapuru? Não, claro que não! Sou uma péssima juíza de caráter, pior não há! Creditei todas as qualidades do mundo àquela besta que só queria se aproveitar… e todos os defeitos a um homem maravilhoso que me faria muito, muito feliz! Meu coração estava insensível aos méritos dele, e suas atenções, que hoje seriam tudo pra mim, só me irritavam! Burra, burra!”, dirá irritada.
+Olegário ameaça Susana e vilã tenta seduzi-lo para se dar bem
“Ei, ei, pare com isso! Você é doce e inteligente… um pouco ansiosa, é verdade. Suas angústias e alegrias não têm lá muita moderação. Mas é errando que se aprende”, aconselhará Elisabeta. “E se tiver aprendido tarde demais?”, questionará Mariana. “Quando há amor, há remédio. O Coronel não se comprometeu com moça nenhuma, não é?”, perguntará Cecília.
“Duvido. As únicas companhias dele são os soldados, Luccino… e agora arranjou um amigo novo, Mário. Uma figura bem estranha, achei”, responderá Ema. “Meninas, obrigada pelo apoio, mas quando fico nessa agitação de espírito, só uma coisa me acalma: correr! Sim, é isso que eu vou fazer!”, falará Mariana. “Ela disse “correr”?!”.