Em Órfãos da Terra, da Globo, Missade (Ana Cecília Costa) tem ficado possessa de ciúmes com Elias (Marco Ricca) e Helena (Carol Castro). Notando uma aproximação entre os dois, ela tratará de ser grossa com o marido, deixando Helena em choque com o comportamento dela.
Veja também: Rania lê carta deixada por Soraia antes de morrer e chora muito
Nos próximos capítulos, Elias será formal com Helena e a chamará de “Dona Helena”. Ela, no entanto, o “repreendera”: “Elias, acho que a gente já tem intimidade suficiente pra você tirar esse “dona” da frente do meu nome, você não acha?”. O homem, então, se desculpara: “Na’am, eu vou me esforçar. É que nossos costumes são outros e…”. Logo em seguida, Missade se intrometerá na conversa: “O respeito entre homens e mulheres é bom. No nosso país, um homem bem educado não encara uma mulher que não seja a sua esposa”.
Missade ficará tão nervosa que, ao colocar a xícara sobre a mesa, derramará o chá. Helena, então, enxugará o chá com guardanapo de papel. “Não foi nada, Missade. Tem mais chá”, dirá ela. Impaciente, Missade será rude: “La’, não precisa. Por Alá… Quando será que Laila vai chegar? Quero ir de uma vez pra nossa casa”.
Veja também: resumo dos capítulos de Órfãos da Terra
Helena se disponibilizará para levá-los até os dois, mas Elias contestará: “Shúkran, mas isso não faz sentido. Laila e Jamil vão vir pra este endereço. E nós vamos acabar nos desencontrando. Vamos esperar aqui”. Missade ficará ainda mais revoltada: ” Se você diz. (T) Onde é o banheiro… min fâdlik?”, perguntará ela, que sairá.
Elias tentará se redimir com Helena: “Eu entendo perfeitamente, Elias. Aconteceram muitas coisas ruins, desde que a casa de vocês foi bombardeada. Foram muitas perdas. Você não tem do que se desculpar”. Elias confessará que a mulher sente ciúmes dos dois: “E… acho que ela sente ciúmes da nossa amizade. As mulheres árabes são muito ciumentas. É da nossa cultura”. “Só espero que isso não afete nossa amizade, Elias. Ela é muito importante para mim”, concluirá Helena.