No ar na atual reprise de O Cravo e a Rosa, Claudio Corrêa e Castro foi, durante anos, um dos principais nomes do casting de atores da Globo. Conhecido por sua versatilidade ao interpretar tipos que vão de milionários refinados a pobretões sem cultura, ele entrou para a memória da dramaturgia nacional por sua entrega e amor a arte.
No entanto, o ator passou os últimos anos de sua vida sofrendo por conta de doenças que prejudicaram sua saúde, ocasionadas pela obesidade excessiva, que acabou gerando hipertensão e diabetes, doenças crônicas que podem ser controladas com medicamentos e exercícios físicos, que foram algumas das várias tentativas de evitar que o pior acontecesse.
Porém, na tarde do dia 16 de agosto de 2005, às 16h10, Claudio Corrêa Castro acabou indo a óbito por falência múltipla dos órgãos. Ele estava internado desde o dia 23 de junho do mesmo ano e havia acabado de passar por uma cirurgia, mas não resistiu ao pós-operatório. O enterro ocorreu no dia 17 de agosto no Cemitério São Francisco Xavier, no Caju, na zona portuária do Rio de Janeiro.
Na TV, seu último papel foi em Chocolate com Pimenta, onde deu vida ao tragicômico Conde Klaus. Anteriormente, ele havia participado de sucessos como A Gata Comeu, Sinhá Moça, Tieta, O Dono do Mundo, Deus nos Acuda, A Viagem, Pátria Minha, História de Amor, O Rei do Gado, Anjo Mau, Força de Um Desejo, O Cravo e a Rosa e Porto dos Milagres, dentre outros.