Dom Sabino (Edson Celulari) já está há um bom tempo no século XXI, mas ainda não se adaptou totalmente aos costumes do novo século em O Tempo Não Para. Isso porque ele terá uma briga feia com Samuca (Nicolas Prattes) quando o mocinho pedir Marocas (Juliana Paiva) em casamento. O patriarca da família Sabino Machado exigirá o direito de pagar pelo dote da filha, mas Samuca negará. Ao saber das intenções do pai, Marocas também ficará revoltada.
“Arcarei com as despesas integralmente. Um dote, decerto que sim! É o costume”, dirá Dom Sabino quando conversar com o rapaz sobre o assunto. Samuca dirá que a tradição de pagar dote ao noivo não existe há bastante tempo, mas Dom Sabino insistirá na ideia.
“Não me venha querer ensinar as regras de conduta social e familiar. Nisso eu tenho muito mais experiência do que o senhor, que mal saiu das fraldas! Eu lhe dei o meu consentimento de bom grado. Entreguei a minha joia mais preciosa em suas mãos. O dote, o senhor vai aceitar, por bem ou por mal”, dirá.
Até Carmen (Christiane Torloni) tentará convencer Dom Sabino a mudar de ideia, mas ele permanecerá irredutível. Samuca também não mudará de ideia. “Me desculpe, mas eu não posso aceitar”, dirá o rapaz. “Pois a sua recusa está recusada”, cravará o ex-congelado.
+Segundo Sol: Rochelle volta a andar e reata namoro com Narciso
Marocas saberá da ideia e não gostará nadada ideia proposta pelo pai. “Dote?! Mas isso é impensável nos dias de hoje! Eu não sou uma mercadoria para ser empurrada ao Samuel com um agrado. Eu não aceito. Com dote, eu não me caso”, dirá ela.
“Dote, meu pai? É isso mesmo? Vamos esquecer de uma vez por toda esse assunto do dote, por favor”, pedirá ela ao pai. “Não entendo, minha filha. Essa é a tradição. Sempre foi assim: a família da noiva paga o dote ao noivo. Trata-se de uma questão de honra“, negará ele. Samuca chegará e discursará ao pai de sua noiva.
“Preciso falar da natureza do meu amor pela sua filha. É algo que nada material, por mais valioso que seja, poderia comprar. O que nós sentimos um pelo outro só tem um jeito de retribuir: com carinho, confiança e ainda mais amor. É isso que eu quero oferecer sempre pra Marocas, e o que tenho certeza que ela vai me oferecer”, dirá ele.
Sabino finalmente concordará e chegará a chorar, mas dará uma condição. “Bem, aproveito que estamos todos reunidos para comunicar que eu abro mão do pagamento do dote. Mas aviso desde já que não abro mão de pagar pelos festejos”, dirá ele, que verá Samuca concordar.
+O Tempo Não Para: Resumo dos próximos capítulos