Analfabeta, Cesária abrirá um escola em breve, em parceria com Miss Celine, outra descongelada que conviveu com a família Sabino Machado dois séculos atrás. Além disso, a ex-escrava fará uma parceria com Carmen, a quem chamará de ‘ladrona de marido’ em O Tempo Não Para.
Para investir na escola, ela procura a mãe de Samuca, que pergunta: “Cesária… Você quer vender todas as suas joias?”. Cesária responde: “Tudinha! Todas que sobraram”, relatará a mulher. “Mas você vai se desfazer de uma parte importante da sua história, querida”, lembra Carmen.
A ex-escrava conta o plano: “Eu sei, dona Carmen… Dói, cala fundo no coração, mas é por uma boa causa: a escola da Miss Celine”, dirá a nova milionário do pedaço. “Sua escola também, não?”, acrescentará Carmen, com amizade e carinho no olhar. “É, sim… Uma escola aberta por uma analfabeta”, sentenciará.
Elas trocam elogios e a mãe de Samuca confessa que Cesária é “uma das mulheres mais sábias que eu já encontrei na vida”. A nova rica rebate: “Sábia, eu? Imagina… Sou só vivida e já passei por tantas nessa vida. Só eu sei o que foi chegar até aqui… até 100 ano congelada eu fiquei… acordei toda entrevada”.
+ Camila Pitanga pode voltar às novelas após grande trauma em Velho Chico
Carmen aceita ajudá-la: “Vamos fazer assim… Eu vou entrar em contato com a casa de leilões. Mas também vou ver outras opções… porque uma coleção como a sua merece ir pra um museu e não ser desfrutada só por alguns privilegiados”.
Aí sua amiga, muito sincera, solta uma pérola: “Tá certo… Confio no que a senhora me indicar… A sinhá é ladrona de marido, mas é uma boa pessoa, mãe dum menino de ouro”, concluirá Cesária.