O primeiro capítulo de O Tempo Não Para terminou com o encontro épico entre Samuca (Nicolas Prattes) e Marocas (Juliana Paiva). Congelada por mais de um século, ela foi encontrada sozinha pelo empresário após a parte do bloco de gelo onde estava se desprender do restante do iceberg, que será encontrado pela Marinha.
Essa cena marca o encontro de duas gerações completamente diferentes, principalmente no que diz respeito aos costumes. Tanto que ao ser salva por Samuca, Marocas estranhará as roupas – ou a falta delas – de Samuca, que estará surfando sem camisa.
+Segundo Sol: Valentim descobre que Ariella é Luzia e ameaça contar tudo para Karola
“O senhor está despido! O senhor é um pirata! Eu fui sequestrada!”, gritará a jovem. Para entender sua reação, é preciso observar o contexto da época em que Marocas vivia. No século XIX, era extremamente inapropriado um homem ver uma mulher de trajes íntimos – ou vice-versa – sem antes eles estarem casados.
Tanto que foi exatamente por causa disso que a família Sabino resolveu embarcar no Albatroz, navio que se chocou contra o iceberg. Marocas havia sido obrigada a se casar com um rapaz após vê-lo em trajes de banho. Como disse “não” no altar, a família teve que partir no navio para diminuir o “falatório”.