A próxima pessoa a despertar do congelamento de mais de 100 anos em O Tempo Não Para será Cairu (Cris Vianna). De personalidade forte, ela se adaptará facilmente à rotina e aos costumes do século XXI. Com ela, o público passará a saber de uma verdadeira bomba sobre Dom Sabino (Edson Celulari). Em conversa com um dos escravos que também foram congelados, a mulher o incentivará para tornar público que ele é fruto de um relacionamento extra-conjugal do fazendeiro.
Hospedada na pensão de Coronela (Solange Couto), Cairu agirá de maneira diferente dos demais escravos e dará diversas ordens para a dona da pensão e também para Januza (Bia Montez). “Não sou que nem vocês, que são livres, mas continuam aqui, servindo o sinhô e a sinhá”, explicará ela às colegas.
+Segundo Sol: Remy sobrevive a armação e revela segredo sobre filho roubado a Luzia
Na sequência, ela provocará Cecílio (Maicon Rodrigues) para que ele revele a verdade sobre Dom Sabino. “E você, Cecílio? Já tomou o que é teu por direito?”, questionará. “O que que é meu por direito?”, rebaterá ele.
“Tudo. Você tem o sangue do velho”, responderá Cairu. “Cala a boca, mulher! Esse assunto é proibido!”, dirá Damásia. “Tudo que é dele é teu”, insistirá a escrava. “Não sei de nada disso, não. Você continua tinhosa, enredadeira. Quando é que vai criar juízo?”, dirá Cesário.
“Quando você criar vergonha nessa cara preta. Porque a cara é preta, mas o sangue é branco”, alfinetará Cairu. “Você despertou pra semear discórdia, é?”, disparará Damásia na cena que irá ao ar no capítulo do dia 22.