A trama de Renascer tem início com Cândida (Maria Fernanda Cândido), uma mulher forte que, após perder o marido, assume o controle das terras. Cansada das ameaças dos coronéis locais sobre supostas dívidas do falecido marido, a senhora decide confiar suas terras a José Inocêncio (Humberto Carrão), um homem misterioso que foi encontrado despelado na mata.
Ao acolher José Inocêncio em sua fazenda, Cândida se torna uma das principais bases para o sucesso do produtor de cacau. No entanto, a trajetória da personagem é interrompida de forma repentina. No primeiro capítulo da trama, Cândida decidiu deixar a fazenda com o protagonista, encerrando sua participação na trama.
A saída da personagem é marcada por sua decisão de partir, abandonando a propriedade que ajudou a prosperar. No entanto, logo após sua partida, será revelado nos próximos capítulos o que aconteceu com a personagem de Maria Fernanda Cândidio. Isso porque o Padre Santo (Chico Diaz) informa a Inácia (Edvana Carvalho) que a mulher acabou morrendo, o que causa um choque imediato em todos.
Personagem inédita
Vale ressaltar que a personagem de Maria Fernanda Cândido foi uma criação específica para o remake de Renascer. Tanto Cândida quanto Firmino (Enrique Díaz) são personagens inéditos introduzidos na trama por Bruno Luperi, autor da nova versão.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Renascer
Segundo o próprio novelista, a inclusão desses personagens teve o propósito de enriquecer o contexto da primeira fase da novela, ambientada nos anos 1990, e dar uma abordagem mais completa dos desafios enfrentados pelos protagonistas diante da praga da vassoura de bruxa, que afetava a cultura do cacau no sul da Bahia.
Criada por Benedito Ruy Barbosa, adaptada por Bruno Luperi e com direção artística de Gustavo Fernandez, o remake de Renascer tem no elenco principal nomes como os de Marcos Palmeira, Juan Paiva, Theresa Fonseca, Marcelo Mello Jr., Renan Monteiro, Gabriela Medeiros, Vladimir Brichta e Sophie Charlotte.