Preso injustamente, José Aristides (André Gonçalves) finalmente conseguirá se libertar no final da reprise de Alma Gêmea, no Vale a Pena Ver de Novo. Isso porque ele deixará a cadeia e dirá, antes de ir, qual é sua missão, que, na verdade, é ir embora de uma vez por todas de Roseiral e, assim, abandonar Serena (Priscila Fantin) na trama de Walcyr Carrasco.
Tudo acontecerá a partir do momento em que o mistério envolvendo a morte de Débora (Ana Lúcia Torre) for completamente desvendado por Roberval (Rodrigo Phavanello), que irá ao encontro da mulher que forneceu o veneno para a falecida e provar que é ela quem vende a poção. Depois, ele revelará tudo ao delegado a mando de Ciro (Michel Bercovitch). Em seguida, o homem da lei enquadrará a bruxa, a prenderá e, em troca, libertará Aristides.
Nisso, o indígena decidirá se mandar da cidade, mas sem antes se despedir da protagonista da história. Cara a cara com a amiga, o rapaz a avisará que precisa cumprir sua missão, que é justamente a de ajudar a curar as pessoas com as palavras sábias que aprendeu na tribo na qual ambos cresceram juntos. Nisso, ele fará questão de entregá-la uma pedra em que colocou todo seu poder e pede que ela a aperte se precisar de ajuda.
Ao final, eles se abraçarão emocionados, além de trocarem um aceno típico de seu povo no último encontro, à beira de um rio. Exibida originalmente pela Globo entre 2005 e 2006, Alma Gêmea foi escrita por Walcyr Carrasco. O elenco principal contou com nomes como os de Priscila Fantin, Eduardo Moscovis, Flávia Alessandra, Ana Lúcia Torre, Elizabeth Savalla, Walderez de Barros, Drica Moraes e Malvino Salvador.