Nos próximos capítulos de O Outro Lado do Paraíso, Clara vai correr sérios riscos de perder todo seu dinheiro. Fabiana (Fernanda Rodrigues) irá processar a vingativa, sob a acusação de que ela teria se aproveitado dos problemas mentais de Beatriz (Nathalia Timberg) para passar a propriedade de quadros valiosos para o seu nome. Porém Patrick (Thiago Fragoso) virará o jogo e livrará a mãe de Tomaz (Vitor Figueiredo) da miséria. As informações são do colunista de TV, Daniel Castro.
Ainda de acordo com o mencionado colunista, Fabiana será acusada de interditar a avó por meios escusos, e o juiz a avisará de que terá de responder a uma ação por manter Beatriz em cárcere privado.
Durante a audiência, que durará quase um capítulo inteiro, Patrick arrolará uma testemunha que vai causar o maior rebuliço no caso.
“Mas a defesa pediu a inclusão de uma testemunha. Que entre a doutora Hermínia dos Santos Silva”, ordenará o magistrado. “Trabalhei anos nesse hospício. Conheci todos os pacientes que por lá passaram”, dirá a psiquiatra.
A testemunha já terá aparecido na trama dois capítulos antes, quando o advogado tiver ido ao hospício atrás de provas para o seu caso. O defensor de Fabiana tentará de todas as formas para que a doutora Hermínia não seja ouvida, insinuará, inclusive, que ela foi comprada.
“Dona Beatriz sempre esteve mentalmente sã. Mesmo sem tomar os remédios. Certa vez ela confessou que não fazia uso deles. Eu tenho os registros com a data de cada avaliação. Entreguei todos ao então diretor da instituição. Eu queria que dona Beatriz voltasse para casa”, revelará a testemunha de Clara, entregando uma pasta com documentos.
Ela ainda dirá que outros psiquiatras também chegaram à mesma conclusão. “Está aí nos registros. Ela e outros pacientes sãos foram mantidos no hospício por duas gestões de diretores. Por dinheiro. O escândalo foi muito grande. Quando se descobriu que certas famílias mantinham parentes no hospício para se apossarem de suas fortunas”, contará Hermínia.
Patrick entregará cópias de reportagens nesse momento. “Sabe se alguém mantinha a minha tia-avó, no hospício?”, indagará o loiro à testemunha. “A própria neta dela, como foi descoberto posteriormente”, responderá a psiquiatra, enquanto Fabiana gritará que é mentira e que amava a avó.
“Graças à doutora Hermínia tive acesso aos registros dos depósitos feitos por Fabiana de Sá Junqueira em nome do antigo diretor. Minha tia-avó, Beatriz, estava em plena posse de suas faculdades mentais quando doou as telas a Clara Tavares. As provas estão aí”, afirmará o advogado.
Veja também: Resumo dos próximos capítulos de O Outro Lado do Paraíso
O juiz da causa ficará em choque com o que vê. “Tem mais, vou denunciar minha prima por ter mantido minha tia-avó em cárcere privado, com o conluio desse diretor, que hoje está na cadeia por casos semelhantes”, emendará Patrick.
Hermínia explicará que foi por esse motivo que o hospício se transformou em um manicômio judiciário e não aceita mais pacientes particulares.
Diante de todas as provas apresentadas no julgamento, o juiz anunciará sua sentença em favor de Clara.
“Atesto que Beatriz de Sá Junqueira estava mentalmente sã quando doou as telas para Clara Tavares. Declaro o direito de Clara Tavares a sua fortuna. Todos seus bens estão desbloqueados”, sentenciará o magistrado.
Fabiana esbravejará com o resultado da sentença.
“Agradeça por não sair daqui presa para responder sobre a internação de sua própria avó. Mas ainda será julgada. Em todo caso, permita-me uma observação particular. Dona Fabiana, a senhora me enoja”, falará o juiz.
Por fim, o capítulo finalizará com o abraço feliz de Clara e Patrick de um lado e olhares de ódio de Fabiana e Renato, de outro.
As cenas serão exibidas na terceira semana de abril.