Thomas (Gabriel Braga Nunes) não gostará nada de saber que Anna (Isabelle Drummond) está apaixonada por Joaquim (Chay Suede), um “simples” marujo do navio que leva a Princesa Leopoldina (Letícia Colin) para o Brasil. Ela, vale recordar, casou com Pedro (Caio Castro), filho do rei Dom João VI, que futuramente será imperador do Brasil. A professorinha é amiga pessoal da princesa e passou a conviver mais com o personagem de Chay Suede depois que ele virou o marujo oficial de Leopoldina.
Os dois se declararão e trocarão juras de amor no navio e o clima de romance ficará explícito. O relacionamento dos dois ficará perceptível para Thomas quando ele convidar a professora para um jantar a dois para conquistá-la e perceber a intimidade entre ela e o marujo. Ele deixará claro que pretende separá-los.
Isso porque o vilão quer se relacionar com a professora e usá-la como escada para se aproximar da família real brasileira. Seu grande objetivo é convencer Dom João (Leo Jaime) a voltar para Portugal, de onde a família real fugiu. “Ninguém vai ficar no meu caminho e estragar os meus planos”, sentenciará ele na novela da Globo.
Veja também – Novo Mundo: Joaquim e Anna trocam juras de amor e selam compromisso
Thomas armará para que Joaquim se separe do seu grande amor a fim de não perder a oportunidade de se aproximar da professora. Após um mês de viagem, o navio fará uma primeira parada em Portugal e o inglês exigirá que Joaquim vá procurar um homem na cidade. Esse homem, no entanto, não existe.
É apenas uma armação de Thomas para deixar Joaquim em terra firme. Quando Joaquim retornar, verá o navio partindo, o que deixará Anna desesperada ao perceber que o rapaz não embarcou. O rapaz acabará em um navio pirata que seguirá a embarcação com a princesa a fim de capturá-la.
Novo Mundo – Resumo dos próximos capítulos