A personagem de Ingrid Guimarães em Novo Mundo acabará quase morrendo em breve após ser envenenada por óleo de baiacu, a mando de Fred Sem Alma (Leopoldo Pacheco). Quem executa o plano é o jagunço Jacinto (Babu Santana), enganando Thomas (Gabriel Braga Nunes).
Na verdade, o que o vilão inglês queria mesmo é matar a artista portuguesa, por que ela sabe demais e pode colocar os seus planos em perigo. Ao acordar e perceber que não morreu, Elvira volta para casa,mas descobre que Joaquim (Chay Suede) não está mais lá.
Desmaiada após o envenenamento, Elvira treina o cachorro que a vigia para que ele traga as chaves que a libertem: “A tia adora um cachorrinho. Pode dar para a titia, eu só vou morrer daqui a pouco. Vamos cachorrinho, eu não mereço ficar sem meu Quinzinho. Jesus, quando eu imagino o quanto ele chorou pela minha morte, sem ninguém para consolá-lo”.
Chegando em casa, louca para rever o filho, ela encontra o ambiente vazio: “Levaram as minhas roupas, as minhas coisas, as do Quinzinho também. Será que Joaquim se mudou? Que eu faço agora? Eu preciso procurá-los, mas antes preciso me disfarçar. Elvira Matamouros, coloque essa caixola para pensar”.
Leia também – Fina Estampa: Tereza Cristina é humilhada por René em público e expulsa de novo restaurante
“Magnânima atriz, figurinista soberana, o que eu faço, meu Deus? Esses trapos, o que posso fazer?”, se questiona a artista em Novo Mundo, ao se enrolar no pano que encontrou. “Está falando a cigana, a mulher que tudo sabe. Esse sotaque não está bom. Vão me reconhecer”.
Ela então decide encarnar uma espanhola, de nome Madame Dalila e passa a fazer falsas previsões e arrancar alguns trocados das suas vítimas na trama das 6 da Globo.