
A Globo escalou a atriz Dira Paes e rapper e ator Xamã para comandar um programa que vai ao ar no mês que vem. Se trata do especial Falas da Terra, que vai celebrar o Dia dos Povos Indígenas, comemorado em 19 de abril.
Neste ano, a atração apresentará um formato inédito. Usando uma temática humorística, o especial apresentará um projeto que vai lança luz à pluralidade e à luta dos indígenas pelo direito de existirem, além de promover um resgate histórico de valorização de suas culturas.
A edição de 2025 do Falas da Terra traz histórias de indígenas com o objetivo de questionar estereótipos e dar visibilidade às suas lutas. No entanto, a Globo promete que fará isso “sem perder a leveza e o espírito irreverente”.
Para isso, a emissora trará uma novidade, usando o humor como forma de trazer uma reflexão. Dois nomes famosos que têm ligação com o mundo indígena, Dira Paes e Xamã vão comandar o Falas da Terra 2025. A atração vai ao ar no dia 21 de abril, após o BBB.
Globo escolhe famosos com representatividade
A atriz já afirmou ter ascendência indígena. “Tenho ascendência portuguesa, negra e indígena, mas infelizmente há um apagamento dessa memória por conta de documentação. Achei que minha origem ia me deixar num nicho onde amazônidas ficam, de pouca representatividade”, contou Dira em entrevista à revista TPM, no ano passado.
Já o rapper e cantor Geizon Carlos da Cruz Fernandes, que leva o apelido de Xamã justamente em referência à suas origens, é filho de pais indígenas. “Não tive contato com meu pai, mas sou mestiço indígena, e minha mãe era filha de descendentes de indígenas e negros. Nossa identidade como povo indígena foi jogada na fogueira. Mas há traços óbvios que marcam nossa pele, mesmo que não esteja marcado em um documento”, declarou ele ao UOL, em 2023.
Os dois são apostas da Globo para trazer representatividade ao mesmo tempo em que são nomes conhecidos do público. Somados, Dira Paes e Xamã têm mais de 10 milhões de seguidores somente no Instagram.