Vítima das fofocas de Rose (Aliny Ulbricht), Brisa (Lucy Alves) acabará dando a volta por cima com a chegada de uma nova personagem que prometerá ajudá-la nos próximos capítulos de Travessia. Trata-se da drag queen Divina Valéria, esta que fará uma participação especial na trama de Glória Perez como ela mesma.
Dona de uma casa de shows em Vila Isabel, a precursora do movimento LGBTQAIP+ (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, queer, assexuais, intersexo e pansexuais) fornecerá um emprego a protagonista, que terá sua vida completamente mudada a partir do momento em que Wesley (Gero Camilo) apresentá-la a drag.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Travessia
Prova disso é que Divina a contratará para trabalhar como costureira em seu estabelecimento comercial, onde lá ouvirá conselhos e experiências de sua patroa. No mais, vale ressaltar que Divina Valéria se tornou uma das pioneiras do movimento LGBTQAIP+ no Brasil. Só para se ter uma ideia, em 1964, a artista fez seu primeiro show no espetáculo Les Girls juntamente com Rogéria (1943-2017).
O sucesso foi tanto que Valéria viajou para a Europa na década de 1970, sendo radicada em Paris, na França, além de ter tido a oportunidade de conhecer o artista Di Cavalcanti (1897-1976), o qual fez questão de retratá-la. Depois, ela retornou ao Brasil e viveu o auge da vida cultural na Cinelândia, no Rio de Janeiro.
A novela Travessia é escrita por Glória Perez, sob direção artística de Mauro Mendonça Filho. Nos papéis principais, conta com Lucy Alves, Rômulo Estrela, Chay Suede, Jade Picon, Drica Moraes, Vanessa Giácomo, Giovanna Antonelli e Alessandra Negrini.