Quem acompanha Nos Tempos do Imperador desde o primeiro capítulo deve estar por dentro das maldades cometidas por Tonico (Alexandre Nero). Primeiro, o homem fez da vida de Pilar (Gabriela Medvedovski) e Samuel (Michel Gomes) um verdadeiro inferno.
O político, por outro lado, se casou com Dolores (Daphne Bozaski) apenas para se vingar de Pilar, após ter sido abandonado no altar pela médica. Com a esposa, Tonico chegou a forçar sexo sem a permissão dela, praticou agressão e ainda fez questão de humilhá-la. Diante de tudo isso, a jovem decidiu fugir com seu amante.
Nélio (João Pedro Zappa) e Dolores passarão a viver escondidos em uma chácara no interior e até construirão uma família. Isso porque a jovem descobrirá que espera uma menina. Mas, nem mesmo o tempo, conseguirá fazer Tonico desistir de se vingar da humilhação que passou por ter sido abandonado pela esposa.
Veja também – Dolores entra em trabalho de parto e tem surpresa ao descobrir o sexo do bebê
Assim, ele promoverá uma verdadeira caçada e, nos próximos capítulos, conseguirá encontrar o casal. Em uma das cenas, Tonico empurrará Nélio de um penhasco e todos acreditarão que o advogado morreu. Mas, algumas árvores irão amortecer o impacto da queda e o retorno do rapaz será decisivo para o destino final do político.
Isso porque durante o seu sumiço, Nélio aproveitará para reunir provas que incriminarão Tonico. Após conseguir os documentos que mostrarão a relação do homem com Solano López (Roberto Birindelli), além de apontá-lo como um dos pivôs da Guerra do Paraguai, ele fará questão de levar tudo até as mãos de Dom Pedro II (Selton Mello).
TONICO SEQUESTRA A FILHA DE DOLORES EM NOS TEMPOS DO IMPERADOR
Apesar de todas as acusações, Tonico ainda conseguirá escapar de ser preso. Além disso, ele planejará mais uma vingança e dessa vez contra a filha de Dolores. Ele sequestrará a menina. Mas, durante a operação de resgate, o político acabará sendo morto, sacramentando assim o desfecho do personagem em Nos Tempos do Imperador.