A Globo anda tendo muita dor de cabeça com a faixa das seis. Após exibir diversas reprises por conta do imprevisto com a chegada da pandemia e a suspensão de gravações, teve problemas com a audiência e, com isto, adiou o lançamento da inédita Nos Tempos do Imperador.
Veja também – Saiba quais novelas são continuações de outras, assim como Nos Tempos do Imperador
Ocupando o horário há um mês, a novela não tem mostrado a que veio. Para tentar reverter a situação, os globais foram forçados a fazerem um relançamento da trama, após uma pesquisa apontar que parte da queda de audiência é pelo fato da novela ser incompreendida pelos telespectadores. Com isto, vamos rebobinar um pouco as fitas e ver alguns exemplos de fracassos deste horário:
A Padroeira
Lançada com grandes investimentos e uma expectativa de atingir principalmente o público mais idoso, que costuma ter uma ligação maior às religiões católicas, A Padroeira foi um exemplo de novela que não foi bem. Nem o fato de ser escrita por Walcyr Carrasco a livrou de ser uma péssima experiência no horário das seis. Recentemente, a Globo cedeu a novela de graça para a TV Aparecida, para que se tenha noção do tamanho desgosto.
Eterna Magia
Pode vir qualquer tipo de governo, mas o Brasil nunca deixa de ser um país conservador. Então, qualquer tema considerado “espinhoso” para os mais tradicionais, acabam por serem rejeitados. Foi o caso de Eterna Magia que teve bruxaria e misticismo, ocasionando numa queda drástica de audiência.
Veja também – Confira o ranking das novelas que a Globo foi obrigada a encurtar às pressas
Negócio da China
Escrita por Miguel Falabella, a novela foi considerada bastante problemática porque, além das dores de cabeça nos bastidores diante da crise instaurada após o ator Fábio Assunção ter que sair de cena às pressas, Negócio da China era um fracasso de audiência. Um dos menores índices da faixa das seis foram registrados por esta novela: 15 pontos.
Espelho da Vida
Esta novela foi mais um exemplo de produção que foi problemática. A situação mais crítica foi a destruição de parte da cidade cenográfica após um incêndio. Ainda, Espelho da Vida era afetada pela ascensão do Cidade Alerta, que chegou a liderar em confronto direto por algumas vezes. Em 12 de janeiro de 2019, a obra de Elizabeth Jhin foi a responsável pela menor audiência de uma novela das seis da década: 12 pontos.
Boogie Oogie
De Rui Vilhena, Boogie Oogie não foi bem digerida em boa parte de sua exibição. Apesar de tudo, é bem lembrada pelos noveleiros porque diante do aparente fracasso, a Globo interviu e fez com que o folhetim reagisse em sua reta final. Ainda assim, está na lista das piores audiências das novelas das seis e boa parte deste fracasso é atribuída à Meu Pedacinho de Chão, que teve baixa audiência mas teve o desprazer de ser exibida por apenas 96 capítulos e, portanto, em um formato não-tradicional à todo o histórico de novelas das seis.