Nos próximos capítulos de No Rancho Fundo, Timbó (Enrique Diaz) decide mesmo ajudar os Leonel e usa toda sua esperteza para desvendar o crime que abalou a família: o atentado contra Cícero (Haroldo Guimarães). Determinado a chegar ao culpado, o sertanejo não mede esforços e chega até a despistar o delegado, lançando suspeitas sobre outras pessoas para tentar confundir as autoridades enquanto vai atrás de quem realmente tentou matar o primo.
Junto com Seu Tico (Alexandre Nero), Timbó inicia uma investigação silenciosa. Ele e o patriarca dos Leonel armam um plano para enganar Floro Borromeu (Leandro Daniel), espalhando a notícia de que Cícero morreu, uma tática para que os verdadeiros culpados não fiquem em alerta.
Após o velório falso de Cícero, eles começam a investigar Jordão Nicácio (Alejandro Claveaux), iniciando uma perseguição para descobrir a verdade. E é nessa busca que Timbó acaba desvendando que foi Jordão quem tentou assassinar Cícero.
Timbó revela a descoberta para Zefa (Andrea Beltrão), que, sem se surpreender, revela já desconfiar do envolvimento de Deodora (Debora Bloch) e Ariosto (Eduardo Moscovis), que mantêm uma relação próxima com o matador.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de No Rancho Fundo
Zefa, no entanto, ainda teme que outras pessoas estejam por trás disso tudo e, assim, encoraja Timbó e Tico a seguir investigando para identificar quem foi o verdadeiro mandante do crime e entender como Jordão foi manipulado para executar o atentado.
Livremente inspirada na peça A Capital Federal, de autoria de Artur Azevedo, No Rancho Fundo é escrita por Mário Teixeira, com a direção geral de Pedro Brenelli e direção artística de Allan Fiterman, e tem no elenco principal nomes como os de Larissa Bocchino, Túlio Starling, Andréa Beltrão, Alexandre Nero, José Loreto, Luisa Arraes, Débora Bloch e Eduardo Moscovis.