Nos capítulos finais de No Rancho Fundo, Artur (Túlio Starling) finalmente desvenda o mistério em torno de Elias Crisóstomo (André Luiz Frambach), o jovem que chegou recentemente a Lapão da Beirada. Ao flagrar o rapaz na Gruta Azul, Artur exige uma explicação e descobre que Elias é, na verdade, seu irmão biológico e filho de Ariosto (Eduardo Moscovis).
Essa descoberta abala não só Artur, mas toda a cidade, que sempre enxergou Ariosto como um oportunista manipulador. Elias, que vinha se aproximando de Benvinda (Dandara Queiroz) para arrancar informações sobre as minas de turmalina, estava na verdade armando para explodir a Gruta Azul e assegurar o controle das pedras preciosas para a mineradora do pai.
Elias, porém, será surpreendido pelo próprio Artur, que o encontra prestes a detonar os explosivos na gruta. A revelação de que Elias é seu irmão deixa Artur abalado, sem perceber o perigo imediato dos planos de destruição de Ariosto.
Enquanto isso, Lapão da Beirada se agita com o falso velório de Primo Cícero (Haroldo Guimarães). Jordão Nicácio (Alejandro Claveaux), um dos sequestradores, confessa ao padre Zezo (Nanego Lira) que foi o responsável pela morte de Cícero, sem saber que o comerciante está vivo e fingindo sua morte para desmascarar os envolvidos. O plano dá certo no início, mas Quintilha (Ju Colombo) acaba revelando que o caixão está vazio, provocando um alvoroço antes que os culpados se revelem.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de No Rancho Fundo
Livremente inspirada na peça A Capital Federal, de autoria de Artur Azevedo, No Rancho Fundo é escrita por Mário Teixeira, com a direção geral de Pedro Brenelli e direção artística de Allan Fiterman, e tem no elenco principal nomes como os de Larissa Bocchino, Túlio Starling, Andréa Beltrão, Alexandre Nero, José Loreto, Luisa Arraes, Débora Bloch e Eduardo Moscovis.